Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Resultado do TCF-Q ( TCF Pour le Québec ) realizado em 05/03/2012

Olá meus amigos,

Depois de tanto tempo, muita ansiedade, unhas que foram para o espaço, brigas, confusões e discussões com a Aliança Francesa de Salvador, finalmente, PARA NOSSAAAAAA ALEGRIAAAA,  recebemos as duplicatas que demonstrar o nosso Resultado nas provas do TCF-Q de 05/03/2012.
Diversas vezes pedimos à Aliança Francesa que ligasse para o CIEP para saber o que estava ocorrendo, para dizer que tinha muitas vidas em jogo, que tinha processos que estavam com o prazo acabando e as respostas sempre eram as mesmas... "Espere", "Ainda não chegou, não podemos fazer nada", "Senhor, aguarde, não temos obrigação de ligar e nem de cobrar nada, apenas aplicamos as provas." Eu já sabia disso... mas fiquei decepcionado com a forma que éramos  tratados... Informei que a Aliança de São Paulo, de Curitiba, do Rio de Janeiro já estavam com os resultados desde o dia 03 de abril, que os nossos já tinham quase 40 dias e que eles receberam logo depois que ligaram para a França e nem isso foi suficiente.... recebi a mesma resposta...."Senhor, aguarde porque não podemos fazer nada"...

Se eles não podiam, eu podia. Pedimos à uma amiga que mora na França para ligar. O atendimento foi impecável, super atencioso e responsável prontamente procurou nossas provas e garantiu que iria enviar logo que pudesse. Pasmem... no dia seguinte a Aliança de Salvador recebeu os resultados...

Voltando aos benditos resultados. Conforme dissemos em um post anterior, achamos a compreensão oral bem mais difícil que a parte de expressão oral. No momento que sentamos com o avaliador e tentamos responder as questões, muitas vezes, pela cara que ele faz de aprovação, temos a certeza que estamos arrebentando, quase um Francês nativo !!! rsrsrsrsrs... Nossa nota foi igual e conseguimos até um pouco acima do que estávamos precisando para enviar para o Escritório de Imigração. Ficamos com A2 na expressão oral e B1 na compreensão oral. Lembrando que foram 2 meses de estudos, para lembrar o que havíamos iniciado em 2007.

Esse resultado saiu na sexta-feira 13 !!! Nesse caso muita sorte !!! E minha agonia e desespero tem sido tão avassalador que enviei já na segunda-feira seguinte (hoje !!) para o México. Nosso processo estava em estado de pausa esperando estes resultados. Lembrando que enviamos nosso Dossier justamente no dia das mudanças quando passaram a exigir a comprovação dos conhecimentos linguísticos através de Testes Oficiais. Paguei R$152,60 pelo  FEDEX e se tudo correr bem, chegará já nesta quarta-feira no Escritório de Imigração no México.  

Lembrando que ficamos muito tempo sem estudar o Francês, paramos durante anos, esquecemos quase tudo e o Prof Bruno Carrier da  EFQ (www.francaisquebecois.com) e a Profa. Glória Terra (gloriaterra@francesquebec.com.br) foram fundamentais para relembrar o Francês. Com certeza devemos muito aos dois por terem resgatado o idioma em nossa memória de forma tão rápida e com tanta dedicação.


Na época muita tristeza, mas agora segue o processo e mais um degrau vencido.


Não desistam pessoal. As mudanças muitas vezes nos deixa pra baixo, desmotivados, tristes, mas servem para temperar ainda mais nossa futura vitória. Fé em Deus e muita luta !!!

Abraços,

Eduardo

6 comentários:

Daniel disse...

Parabens Eduardo. Li seus posts de algumas semanas e gostei muito da historia de vcs. Espero que consigam atingir seus objetivos o mais rapido possivel, pressao familiar e outras barreiras que aparecem neste processo sao feitas para serem superadas e isso que vcs estao fazendo.

Boa sorte e vamos que vamos

Abs

Daniel

Anônimo disse...

Oiiii....
Nós estamos na mesma situação que vcs...mandamos em dezembro, 1 dia após a mudança e agora fizemos a prova, chega esta semana os originais para enviarmos....mas na carta que mandaram para nós solicitando a prova pede para encaminharmos ao escritório de SP!!!
Estranho, vcs devem mandar para México?

Parabéns pelo blog!
Vanessa Alves Piper

Projeto AQUATRO MÃOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Projeto AQUATRO MÃOS disse...

Olá amigoS!!!

Estou acompanhando a história de vcs aqui pelo blog, é motivador ver as idas e vindas e vcs continuam aí firmes e caminhando com o processo rumo ao QUEBEQ. Na realidade me vejo um pouco nas histórias entre tantas coisas que acontecem para nos fazer pensar em desistir mas lendo as postagens me sinto confiante e mais forte para continuar...

Parabéns enquanto me preparo para O meu processo continuarei lendo, acompanhando e torcendo por vcs.

Alex.
Salvador-Bahia

Eduardo e Oniraci disse...

Olá Amigos,

É verdade Daniel. Pressão familiar, barreiras, dificuldades, filhos, dinheiro, são dificuldades constantes. Mas este processo sempre foi difícil e quem disse que seria fácil ? Mas continuamos firmes !

Vanessa Piper, continue firme !! Lembro que a mudança nos deixou bem pra baixo, bem tristes e superamos, vencemos mais esta etapa de tantas outras que virão !! Mandamos as duplicatas dos testes para o México ! O Escritório de São Paul foi desativado ! Obrigado pela visita e vamos nos falando !!

Alex, obrigado pela visita !!! Mantenha-se firme velho, acredite, só quando não houver nenhuma chance desista.. se houver 2% e se para você vale a pena, corra atrás !!

Estamos do seu lado para o que precisar ! Abraços a todos !!!

Eduardo

Tania Vianna disse...

Olá Eduardo, sim sou Enfermeira e meu processo é o de Quebec.
Como meu processo foi ainda antes desta última mudança, não fiz prova de proficiência, fiz entrevista em SP p/ o CSQ.
Abçssss