Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Um pouco da vida de imigrante aqui no Québec - Ville de Québec/Canadá


Olá povissssss!! hehehehe... Resolvi hoje falar bobagens, coisas que aconteceram com a gente por aqui, alguns perrengues, coisas malucas... Um pouco do que a gente passa aqui nessa terra geladaaaaaaaa!!! Entonces vamos lá...


Vou falar um pouco dos Quebecas... (minha visão claro)... Eles são bem simpáticos e educados... uma educação que chega a dar nervoso rsrsrs... Adoram conversar, falar da vida, saber da sua então?? Afff! eles adoram saber da sua vida todaaaaa... Sabe a fifi fofoqueira?? Vixe tô veia viu? hahahaha será que alguém lembra da novela que tinha a fifi fofoqueira?? Ta certo, eu era pequena tá? Unff rsrsrs.






Então, eles são bem receptivos, adoram rir, fazer brincadeiras, realmente são bem simpáticos, claro que vc vai encontrar um ou outro ranzinza, mas graças a Deus eu peguei poucos nesse 1 ano de Canadá... Primeiro eles são bem discretos, mas depois vão se chegando, ai quando vc mostra os dentes já era hahahahaha se enturmaram, lascou-se... Valei-me Nossa Senhora... Sabe baiano cheio de dente?? Que conversa com a pessoa parecendo que conhece ha anos? Pois, é o Quebeca quando vê que vc abriu os dentes haahhaha. Estão sempre dispostos a ajudar de alguma forma... Ainda não peguei ninguém que não me ajudasse com alguma informação, se é no mercado, na rua, no ponto, no cegep, no hospital... Sempre tem um quebeca por perto pra te ajudar em alguma coisa...( Não estou dizendo que não existem aqueles metidos a besta que nao olham nem pra sua cara... mas não encontrei ainda, pode ter gente que tenha encontrado vários já.).


O Francês, minha gente o que é isso hein?? Jesus misericórdia... Gente quando vc acha que sabe alguma coisa de francês vai pra rua e desiste hahahaha... Olhe, falo por mim viu?... Cheguei aqui com um francês intermediário, intermediário pra mim, pq acho que pra eles era básico mesmo haahahahah... Primeiro que o Quebeca fala pra dentro, não fala pra fora, eles tem milhòes de gírias, se vc fala com um veinho ai lascou-se, nao entendo mesmooooo, e ainda mais os sem dentes hahahahahahahaha. Oh Deus....



E pra mim, mesmo estudando na Laval, o francês ainda foi difícil.. Eu não tinha coragem de falar, morria de vergonha, pq quando vc abre a boca pra falar algo, tem uns quebecas que fazem uma cara parecendo que vc fala Japonês, sei lá, sabe aquela cara que vc aperta o olho tentando entender?? aff aquilo me matava... Eu pensava, realmente meu francês deve estar péssimo, pq ninguem me entende nessa zorra? hahahaha. Tem dias que vc fala que é uma beleza, coloca verbo até no subjuntivo e as porras, mas tem dias minha amiga.... Que nem jesus pra salvar!!! Atender telefone era o mesmo que me matar. Logo quando cheguei aqui, ouxi corria do telefone como o diabo da cruz, coração disparava, faltava ar, era um Deus nos acuda... Hoje já atendo rsrsrs mais ainda o coração dispara ahahahahah. Se tinha que ligar pra alguém, principalmente pra ordem dos enfermeiros eu escrevia tudo que ia falar, estava com o roteiro na mão, se a mulher mudasse o roteiro, ai minha amiga, lascou-se, batia na cara dela hahaahahha...Mas que zorra? responda o que te perguntam e não faça mais perguntas minha senhora, ouxi hahahaha. Depois ligava de novo dizendo que a ligação caiu e já com a resposta pronta no papel hehehehe.



Eduardo toda vez que ia comprar sanduiche voltava sempre com duas promoçoes de cada.. Eu dizia, pq vc pediu tanto e repetido, que fome é essa homem??? Ele dizia: Eu peço uma promoção, mas não sei que diabo é que eles sempre entendem duas hahahahaha mas que zorra!!! Fomos na garderie antiga de Arthur levar um presente de Natal pra a veinha que cuidou de Arthur, chegando lá só o marido dela estava ( Oia os veinhos rsrsrs) Ai Eduardo inventou de perguntar que dia a garderie fechava no natal.. Minha gente uma zorra de uma frase simples em francês, a zorra do veio não entendia.. Eduardo falou de todas as formas, eu dizia, muda a frase, muda a pergunta pelamordedeus, e o veio sem entender.. Ele quase grita em português mesmo, "Que dia dos infernos fecha estaaaaaa merdaaaaaaaa, que dia fecha esse brega aqui !!! hahahahaha, ele ficou muito nervoso, até que depois de uns 15 minutos a zorra do veio entendeu... hahah, Ele saiu de lá retado, não é possivel ! hahahah.



No estágio no hospital eu passo cada perrengue retado, outro dia pra eu dizer que o meu paciente estava com uma ferida no ovo (saco, escroto...hahahah) foi um perrengue! Minha gente! Eu falava sssssscrotummmm, ouxi e a enfermeira me olhava, eu: scrótúmmmmm, éscrôtummm, scrôtúmmm, e todo mundo me olhando ai eu fiz a mimica, mostrando o que era, todo mundo rindo da minha cara... ahahaha ai perguntei a ela como falava.. A miseravi falou praticamente a meeeeesssma coisa que eu falei..  Ouxi, mas não foi isso que eu falei?? Ahhh me deixe viu? rsrsrs. 


Fui escrever na evolução que o paciente tinha um curativo na sacra.... Minha amiga eu escrevi, dans le siège... Ahhhh minha filha, a professora ficou sem ar de tanto rir... Eu escrevi que o paciente tinha um curativo dentro da bunda hahahahaha, ela disse que era, au siège, oia a zorra?? E pra dizer que o paciente tomou a medicacao às 12 horas ?? Ouxi.. fale ai doze horas e duas horas em francês québécois ... É a mesma zorraaaaa, Douze heure et deux heure. Só Deus pra me ajudar viu? Passei 5 minutos falando e a enfermeira nao sabia se eu dizia 12 ou 2.. ai eu disse pere que vou escrever essa zorra.. rsrsrsrs

Arthur está otimo na escola, super adaptado já ... Os primeiros dias foram difíceis pq eram pessoas novas, coleguinhas novos e ele estava acostumado com a garderie de meio familiar, onde só tinha 7 meninos com ele. O Maternelle começa quando a criança faz 5 anos. Então, antes de acabar a garderie a gente já procurou qual escola ele iria ficar. Já fizemos a matrícula antes mesmo dele sair da garderie. O início do ano escolar é em setembro, então uns 6 meses antes a gente ja procurou a escola dele. Como a gente já tinha encontrado um apt novo pra se mudar, a gente escolheu logo uma escola perto da casa nova ... A gente vai andando pra escola, 5 minutos a pé ... As aulas começam 8h até as 11h30 e depois volta de 13h30 às 14h30... Vc tem a opção de pagar a garderie na própria escola que fica com a criança pra vc não precisar pegar nesse horario, tanto no almoço como depois, pq normalmente os pais saem do trabalho às 17h.




 Então pagamos 7,30 dólares por dia na garderie da escola.  Nós que preparamos o almoço e o lanche todos os dias e pegamos ele umas 4:30 da tarde. Enquanto ele fica na garderie ele tbm tem atividades educativas, eu gosto muito, principalmente da gardienne, ela é bem tranquila e Arthur adora ela. A única coisa que ainda não me acostumei é que eles querem que as crianças sejam mais independentes o máximo possível e pra gente isso ainda é um pouco novo. Estamos acostumados a fazer ainda muitas coisas pra nossos pequenos. Aqui na rua tem uma senhorinha que fica com aquela plaquinha de "pare" pra criança atravessar a rua. Ela fica lá pela manhã e pela tarde, a hora que as crianças chegam e saem da escola, pra atravessar os meninos, minha gente.. Essa veia me deixa com taquicardia, pq vc esta ainda no meio do caminho ela ja está parando os carros, vc tem que correr pra atravessar.







Eduardo vai levar Arthur na escola pela manhã e vai escondido pelos carros pra veia não ver ele, mas não tem jeito, no meio do caminho ela vê ele e já grita: Senhor, senhor, venha... haahahah Eduardo corre com Arthur, vamos Arthur correeeeee,... hahaah ai quando ele chega todo esbaforido ela ainda diz: Ele já pode ir pra escola sozinho neh pai??? ouxiii meu Bebe?? 5 aninhos, sozinho na rua? no frio?? Deixo não sua veia doida hhahahaha, va cuidar de sua vida, ouxi, mas veja unff !!! hahaha, E olha que tem meninos menores que Arthur que vão sozinhos, eu ainda nao tenho coragem de deixar não...








Duduzinho também está bem integrado na escola e com os colegas. Ele já sai com eles alguns fins de semana, está indo muito bem na escola, com as notas. Faz parte do time de futebol aqui do bairro, participa de campeonatos. Pergunto a ele se ele quer voltar pro Brasil e ele me diz que não quer e se eu for eu vou sozinha, que ele vai ficar aqui, ,mais oia?? Aqui ele sai tranquilo, de bicicleta, de skate, vai onde quer de onibus, com o celular, pode andar seguro nas ruas sem problemas... pq ele ia querer voltar?? Pega o onibus da escola quase na porta de casa, tem já muitos amigos, ele não vai mesmo... rs




Esses dias conhecemos um cara super gente boa, na verdade dois, o Luciano e o Carlos, dois Brasileiros que estão em Montreal estudando e que vieram conhecer Ville de Québec. O Luciano lê o nosso blog, é enfermeiro também. Então ele marcou pra gente tentar se encontrar aqui em Ville quando ele chegasse. Então marcamos la no Château pra nos encontrarmos, conversamos bastante... Adorei conhecê-lo, muito alto-astral, e ainda trouxe paçoca e cachaça pra mimmmmmm oiaaaaa que fufuco? heeheheheh!! Achei legal que a gente se conheceu através do blog e agora somos amigos... foi muito legal mesmo, pois falamos de muitas coisas, pena que ele tinha que ir pq o onibus ia voltar pra Montreal, se nao, acho que a gente passaria a noite conversando hahaahahah. é legal vc saber  que realmente o blog leva informação pra muita gente, e saber que de aguma forma vc está ajudando... Adorei mesmo conhecer vcs meninossss, Luciano e Carlos.




Nossa vida ainda está corrida, eu nos estágios, às vezes eh de dia das 7:30 as 15:30 ou a noite das 16 à 22h  durante a semana, tenho livre os fins de semana mas que servem para fazer um trabalho, ou estudar algo do estagio, e ficar com os meninos. Eduardo está trabalhando e estudando ao mesmo tempo, e fins de semana tbm ... Então esse inicio realmente está bem puxado pra gente, ficamos muito cansados, e ainda temos que dar atenção aos meninos, pq quem tem um adolescente e um pequeno em casa não eh brincadeira hahaha, são muitas cobranças... Mas logo a vida começa a acalmar e a gente pega o ritmo... A vida aqui no início não é mole, vc trabalha, estuda pra realmente conseguir organizar tudo... tem a língua, a adaptação com tudo novo, pra vc , pra sua familia, mas tudo está valendo a pena... Mesmo com essa correria, e cansaço já sentimos a diferença em nossas vidas e na dos meninos, só saber que eles podem brincar e sair com segurança ja está valendo a pena..

Bem, se vcs quiserem saber de algo em específico joga ai nos comentários que eu vou tentar ir fazendo os posts pra tentar ajudar... não garanto que será rápido, mais vou tentar ... Pq na verdade, estou fazendo muitos posts sobre a equivalência de enfermagem pq é o que estou vivendo agora e sei que tem muito enfermeiro querendo saber como tudo funciona. Mas podemos falar de várias coisas que não sejam ligadas a Enfermagem..

Beijos fufucossss!!
Oniraci :)

sábado, 20 de dezembro de 2014

Estágio no hospital em Ville de Québec - Enfermagem Equivalência

Alou alou minha genteeeeeeee!!! Ontem acabou a primeira fase do estágio no hospital aqui em Ville (no Cégep Limoilou). Vou contar a vcs como foram essas 3 semanas de estágio heeheheheh.

No meu grupo tinham 6 alunos comigo, 3 de Camarões, 2 do Haiti e euzinha do Brasil.... A gente se encontrou às 13:30 na entrada principal do Hospital pra encontrar a nossa supervisora. Todos estávamos de fardinha ... rsrsrs ... aquela roupinha coloridinha que eles usam aqui, tipo aquela que a gente usa no centro cirúrgico, mas a gente só podia usar azul ou branca. Como eu sou uma porquinha, eu só usei a azul mesmo hahahahah. Então quase não dormi nesse dia, um nervoso horrível, me senti a estudante na época de faculdade em meu primeiro dia de estágio clínico, ahhh inferno viu ?hahahah. 

Gente, eu estava de verdade muito nervosa, dor de barriga, taquicardia, uma suadeira, um vexame haaahahh. Então a supervisora chegou e ela nos levou pra uma sala lá mesmo no hospital pra gente poder conversar e ela falar um pouco do hospital, o que nós iríamos ver, o que fazer, mostrar os documentos do hospital, tipo de clientela , bla bla bla e lógico aquela velha breve apresentação que até se vc vai no cinema, mercado, posto de gasolina o povo daque pergunta: Seu nome, de onde vc vem, onde vc trabalhou e quantos anos de experiência.... haahahah Já falava automático isso, nao é possível uma coisa dessa ... sempreeee eles perguntam, é te conhecer pimba, la vem a desgrama das perguntas hahahaha.... sim, continuando...

Após nos apresentarmos, conhecermos um pouco do que íamos fazer, ela nos levou para mostrar o andar onde a gente iria ficar, o setor, Clínica cirúrgica, muitos pacientes quase a maioria portadores de cancêr, principalmente intestinal e gástrico... Muitaaaaaa coisa eu aprendi, muitaaaaaa coisa eu vi nova, muitaaaaa experiência boa lá....

Então esse dia ficamos apenas conversando, falando dos procedimentos do hospital, dos planos de cuidados , bla, bla, bla... foi ótimo pq tirou um pouco o estresse que a gente estava e a supervisora se mostrou uma ótima pessoa... cheguei em casa umas 10:30 da noite nesse dia.


Segundo dia à 14:30 a bagaça começou, eitaaaaaaaa..... nervosoooo dos infernossssss.... Já fomos direto pro andar... lá tem uma salinda para os estudantes com livros, materiais, computadores, cadeiras, tudo pra gente se reunir e praticar... Nesse primeiro contato ela nos coloca de 2 em 2,  um paciente para cada dupla ... Fiquei com minha coleguinha do Haiti. Ela entrega um plano de cuidados (PLAN DE SOINS) que todos os pacientes tem com todas as informaçoes dele, tipo uma ficha computadorizada, uma ótima forma de conhecer nosso paciente antes e de lá a gente tirava as coisas mais importantes pra preparar os nossos cuidados daquele dia... Então, ela pediu que a gente escrevesse em um papel quais seriam os nossos cuidaos com aquele paciente, o que era mais importante fazer, o que nós devíamos vigiar, quais os procedimentos com aquele paciente ... enquanto a gente ia dizendo ela ia jogando as perguntas em cima do que a gente falava. 


Ex: eu tinha que avaliar os sinais neurovasculares de um paciente de tanto em tanto tempo, ela me perguntava como eu avaliava os sinais neurovasculares dele, como era a técnica e pq eu tinha que fazer isso com essse paciente. Eu tinha que heparinizar o catéter central do paciente, ela me perguntava pq e como era a técnica, se meu paciente tinha uma colostomia ela me perguntava qual o ensinamento que eu tinha que dar ao meu paciente se ele recebesse alta e fosse pra casa com a colostomia, se meu paciente fosse diabético o que eu devia observar, quais os sinais e sintomas de uma hipo ou hyperglicemia se uma das duas acontecessem o que eu faria... e por ai ia... era o tempo todo assim, questionamentos e mais questionamentos...

Esse era o documento que a gente recebia o PLAN DE SOINS com todas as informaçoes do paciente: 




Mini farmácia
Quando chegava na parte de medicação ela perguntava pq o paciente estava tomando aquela medicação, quais seriam os efeitos indesejados que eu devia vigiar após tomada, como preparava a medicação, qual seringa, qual agulha, qual diluição.... se era uma medicação SC quais os locais que eu podia dar e qual seria a primeira escolha, pq e qual a única indicação de não poder dar na primeira escolha e fora a técnica que vc tinha que explicar... Se era uma glicemia, qual era a sequência certa pra misturar as insulinas e a técnica de preparo. Se o paciente estivesse tomando um soro glicosado e a gente tinha uma medicação tal hora pra administrar na bomba, ela perguntava se era compatível com o soro, se a gente podia dar sem parar o gotejamento do soro. Isso tudo a gente fazia dentro da mini farmácia que eles tem no andar onde tem os balcões com todos os materiais perto pra gente preparar todas as medicações.... 


Depois disso ela ia com a gente pro quarto ver como a gente iria se apresentar pro paciente, o que a gente ia perguntar, quais exames a gente ia fazer, como a gente ia fazer, o que a gente ia avaliar, observar, consertar.... Lembrem que essa zorra toda em francês hahahahah Oh meu Deus viu?? E ai quando a gente saia do quarto tome mais pergunta na cabeça... Pq o paciente esta de tal forma, tem algio que vc observou que precisa ser informado a enfermeira? Tem algo que vc avaliou que nao está no padrao? Cale-se, cale-se vc me deixa loucaaaaaa hahahaahah!!!

Depois a gente ia pegar o prontuário do paciente pra poder preparar as medicações dos horários, a gente pegava as medicações que estavam no armário do paciente que é dentro do quarto mesmo e colocava em uma bandeijinha pra ela conferir se era a dose certa, paciente certo e hora certa, a gente so podia administrar depois que ela via e ela ia com a gente verificar a administracão. 

Os comprimido vem prontos
nos saquinhos p/ cada
paciente
Aqui os pacientes, pelo menos lá, perguntam o tempo todo, que medicacão é essa e pra que serve, então vc tinha que chegar com tudo na ponta da língua rsrsrsrs. Tinha uma paciente minha que estava tomando uma medicação que é para quem tem hiperplasia benigna da próstata ... a mardita da supervisora veio me perguntar pq essa paciente, MULHER, estava tomando uma medicação pra prostata??? Que diabo e eu sei lá? ahahahhaha ela não tem próstata hahahaah... Ai disse a ela que não sabia mas que ia procurar no livro, corri pegeui o livro de medicamentos, procurei, procurei e nada... mas que peste é que essa mulher ta tomando isso? ai disse a ela que não tinha encontrado no livro e que nao sabia, crente e abafando que ela ia me dizer... Ela olha pra mim e diz.. Vc não vai encontrar isso no livro, só na internet, amanhã vc me dá a resposta... Oh desgrama e pq nao me disse antes que eu fosse procurar no livro??? um??? rsrsrssr

Depois de todos os cuidados, sinais vitais, mudança de posição, verificação de dieta, administração de medicação a gente ia pra sala fazer a nossa evolução, na verdade aqui é preencher o PSTI e fazer a anotação, O PSTI tem todos os cuidados a gente só faz checar colocando nossas iniciais se a gente fez... Ex: Observar sinais de Hipoglicemia, Fazer curativo em tal lugar, heparinizar catéter central... Ai tinha as horas do lado, vc circulava a hora e colocava sua inicial do lado dizendo que vc fez aquele cuidado.

PSTI:




Ai é que vinha a bateria de pergunta, pq vc já conhecia seu paciente, vc passou o dia todo com ele. Quando dava 9h da noite a gente se juntava na sala pra ser metralhado ahahahahahah. Seu paciente está com temperatura tal o que vc fez? pq vc nao fez tal coisa? vc tem certeza disso que vc está falando? o que vc faria? vc tem certeza? E tome lhe encostar na parede.... Ex: Meu paciente tinha uma hemocultura pra fazer, ele estava com febre e o médico suspeitava do catéter central... Então lá, vai eu me preparar pra colher o material e lá vem ela me perguntar: Oniraci, vc vai colher o material de onde? Eu disse, vou colher do braço ... Mas ela não pára ! rsrsrsrs Seu paciente está todo edemasiado,  provavelmente o catéter central seja por conta disso. Aí, eu disse a ela que iria tentar mesmo assim no braço, pois teria que colher de dois lugares diferentes e se não conseguisse periférico, ia colher central. Aí ela disse, ok então. De qualquer forma vc vai colher no central, pois o segundo lugar será lá ... Qual a técnica nos dois locais? Periférico e central? Quais os tubos que vc usa e qual a ordem correta pra colocar o material em cada tubo e pq? Minha gente que é isso??? hhahahaah Lá vai eu.. Vou pegar um tubo anaeróbico e aeróbico, colocarei o sangue primeiro no aeróbico pq o  catéter vai ter ar dentro e, já no segundo, vai estar coberto pelo sangue e não terá ar ... Ai pergunta a técnica asséptica e em qual a via do catéter central eu vou colher, o proximal ou o distal? Oxente e não acabou essa tortura não foi?? hahaahah ... Eu explico a técnica e pego pelo proximal ... E vc irriga o catéter central antes de colher? Eu digo que não, pois o médico quer justamente saber se existe infecção no catéter e se eu irrigar estarei "empurrando" o motivo da infecção pra dentro ... Ufaaa escapei por pouco ... hahahah, depois de estar já pedindo penico hahahahahahahahahahaah ... ( sim consegui puncionar o paciente no braço, gritava igual a criança: "Consegui, consegui, uhuuuuuuuu...!!! " E a supervisora e o paciente rindo de mim naquele estado hahahahaha ) ...

Folha de passagem de plantão
E assim foram todos os dias.... pergunta em cima de pergunta. Na segunda semana a gente já estava cada um sozinho com o seu paciente... A gente tinha que achar qual era a enfermeira responsável pelo seu paciente e receber o Rapport e depois passar o seu pra ela no fim do plantão, tipo a passagem de plantão mesmo e qualquer compicacão ou informação importante vc tinha que informar rapidamente a sua enfermeira e a sua supervisora...

Com o passar dos dias, vc se sentia mais segura e com maior autonomia ... A medida que sua supervisora  fosse confiando em vc, ela ia te deixando mais tempo sozinha... A única coisa que a gente não podia fazer de jeito nenhum, era administrar uma medicação sem que ela conferisse a dose e a hora... As vezes eu ficava correndo atrás dela pra ela verificar a minha pq ela fazia isso com os 6 e todos com medicacões ao mesmo horário....



Eu amei de verdade, essa primeira etapa foi muito rica pra mim, aprendi muita coisa nova e renovei muita coisa que achava que já sabia. Aprendi muito sobre medicação... Uma coisa ainda um pouco chata pra mim eh mexer nessas bombas daqui, não consigo gravar rsrsrsrs, são bem diferentes das nossas. A clientela nesse hospital é realmente de idosos, muitas pessoas idosas, raramente vc via uma pessoa mais jovem, o mais novo que peguei tinha 68 anos... O Ambiente é o mesmo, residentes médicos, enfermeiras, pessoas da higienização, os maqueiros... tudo igual rsrssrsr. Vc sente que existe um pouco de preconceito com quem chega de outro país, não pelos pacientes, mas pelos nossos futuros colegas mesmo, até o momento em que vc consegue provar com o tempo que elas podem confiar um pouco no seu julgamento clínico... Mas isso é algo que a gente também precisa entender e compreender, se não fica difícil pra gente a cada dia.. 



A minha supervisora é um amor, uma pessoa super paciente e carinhosa, nunca fez a gente se sentir inferior, sempre de igual pra igual, varias vezes  ouvia ela dizer às outras enfermeiras: "Eles já são enfermeiros, estão apenas fazendo uma adaptação aqui ..." Muito segura e muito compreensiva, ensinava mesmo com muita calma, as vezes a gente saía de lá às 11:30 da noite pq ela ficava fazendo a evolução junto com a gente, dizendo como escrever, como não escrever... Um amor, aprendi muito com ela, com sua humildade e segurança... Mesmo com tantas perguntas ela nunca se demostrou autoritária ou superior, sempre uma verdadeira professora.... E com certeza foi isso que me fez me sentir mais segura e confiante com o passar do dia, pois sabia que ela estava lá.


Então gente, essa foi minha primeira experiência no hospital. Volto agora dia 5 de janeiro pra a segunda etapa dos estágios e depois acaba pra realmente tentar começar minha luta do primeiro emprego como CEPI (Candidata a exercício da profissõo de Enfermeiro) e depois me descabelar para a prova, o juízo final !! hahahaha 


FOTOS:













DOCUMENTOS:



FADM- Folha de
medicação
Folha pra fazer o balan










Bomba de infusão

Bomba de infusão




Aparelho pra fazer
os sinais vitais
Armario dentro do quarto do paciente
coma as medicaçoes.
Aparelho pra ensinar o paciente pos operatório 
a fazer os exercícios respiratórios 


O post ficou enorme, com tantas fotos e informações... mas nao  podia deixar vcs sem essas fotinhas. Espero que tenha matado a curiosidade de muita gente em saber um pouco de como é o estágio aqui. heheehehhe. 4 dos meus colegas passaram, infelizmente um terá que repetir... Mas quem sabe isso não será melhor.... E que venha agora janeiro para a Segunda fase de estágio!!!! hehehehehe beijinhossss fufucossss :)

Oniraci