Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Impressões da Palestra de Imigração em Salvador - Bahia

É isso aí pessoal...

Rolou a Palestra de Soraia Tandell em Salvador, no Teatro Jorge Amado na Pituba... Eu, minha esposa, mais quatro amigos e uma amiga que conhecemos pela internet no Grupo Yahoo Canadá Immigration. A expectativa era tanta que quando abriu o teatro eu fui o primeiro a colocar o pé dentro.

Muita coisa que foi dita nós já sabíamos, devido a nossas pesquisas incansáveis, dia-a-dia, toda hora, cartuchos e cartuchos de impressora e os zói ardendo de ler coisas na tela do Note...

Depois de toda propaganda bem positiva que a Soraia faz, vídeos e estatísticas positivas ela passou para a segunda etapa onde falou sobre o processo e seus requsitos.

Algumas informações interessantes :

- Atendimento médico hospitalar gratuito. (Somente após 90 dias em Québec o Residente Permanente tem direito a utilizar o sistema de saúde público. Por isso é importante sair do Brasil com um seguro saúde de pelo menos 90 dias).
-Educação moderna e acessível a todos, sem descriminação.
- Da pré-escola até o nível médio gratuito.
- Preço do curso universitário para Canadenses e Residentes Permanentes = CAN$3.000 / ano.
- A economia do país não sofre com variações imprevistas e planos econômicos, permitindo que se consiga manter seu planejamento financeiro.
- O valor do salário mínimo é de CAN$ 7,60 / hora.
- Jornada de trabalho de no máximo 40 horas semanais.
- Licença maternidade: 1 ano e Licença Paternidade: 6 semanas.

EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMAS

Com relação a equivalência de diplomas e autorização para trabalhar foi dito que, com relação a Bacharéis em Direito podem atuar sem assinar, enquanto não fazem parte da Ordem , com relação às profissões na área de saúde e biológicas, são altamente regulamentadas e o profissional não pode trabalhar e nem fazer nada em sua área enquanto não faz parte da Ordem correspondente. Soraia Tandell ainda deixou muito claro que Dentista estrangeiro no Canadá é praticamente impossível conseguir a equivalência, pois é muito caro e o conselho de dentistas é muito fechado e burocrático.

A previsão do salário de profissionais na área de saúde e biológicas é de CAN$ 50.000,00 anuais. Porém sem abater o imposto exigido. O imposto no Québec é escalonado e pode variar de 0% a 50%, dependendo de quanto ganha e do que pode ser deduzido.

APOIO GOVERNAMENTAL AO IMIGRANTE
1. São oferecidas aulas de francês gratuítas. Cada adulto tem direito a um total de 1.000 horas. (Tem um porém minha gente.... se você fizer um nivelamento e confirmar que você já possui por exemplo um nível de 200 hrs, você terá direito somente a mais 800 horas.
2. Apoio na busca de vagas no mercado de trabalho através da C.L.D. (uma ONG, Centro Local de Emprego). Apesar de estar no campo de apoio governamental, trata-se de um orgão independente. Feiras de empregos e agências particulares.

REQUSITOS PARA O PROCESSO:
Apesar da gente estar careca de saber os requisitos, vou repetir e fazer algumas obs.
1. Nivel de escolaridade mínima de técnico. (Se o aplicante principal entrar com o pedido sendo técnico, seu conjuge ou companheiro deve ter no mínimo nível de técnico também. Se tiver nível superior seu acompanhante pode ter apenas nível médio.)
2. Apresentar experiências profissionais dos últimos 5 anos
3. Idade: Idealmente até 35 anos. (Quando a idade ultrapassar 35 anos não é impossível, porém como o processo é baseado em pontos, o aplicante terá que pontuar muito mais em outro requisitos como idioma, qualificações e experiências profissionais.)
4. Conhecimento no idioma Francês. Exigência mínima, no momento de envio da papelada para Buenos Aires, de 150 horas de francês. Ela deixou claro para evitarem burlar o processo, pois será pior para os brasileiros e vai acabar obrigando ao consulado a ser mais exigente e chatos devido aos nossos costumes de jeitinhos brasileiros em tudo.
5. Autonomia Financeira. (Apenas será exigido que você assine um documento garantindo que terá determinado valor exigido por eles no momento da viagem. Trata-se de um voto de confiança e extingue a exigência de apresentar os valores no momento da entrevista.)
6. Demonstrar adaptabilidade.

Eu gravei a palestra e fiz diversas perguntas a ela.... quem quiser perguntar alguma coisa é so postar aqui....
É isso ai pessoal.... depois coloco mais informações que obtive na Palestra e posto aqui....

Abraços

Dudu

7 comentários:

Unknown disse...

Oi, Dudu,

Você pretende postar, também, o áudio que você gravou? Eu gostaria muito de ouvir.

De resto, parabéns pelo blog!

Grande abraço,
Valmir

Wils disse...

Oi, td bem?

legal d+ seu post.

Ah e o MP4 q vc citou =) kd?

amplexos
Wils

Fabio disse...

Olá Dudu e Tuco,

Muito interessante a postagem, mesmo já tendo passado por essa fase, é interessante saber o que está acontecendo e pode ter novidades que influenciaram na vida de todos nós, futuros imigrantes.

PS. se você pudesse disponibilizar o arquivo de audio seria ótimo.

Abraços

Fábio

O... disse...

tambem estive na palestra,ha algum tempo vinhaa tentando participar.vi um casal onde a esposa fez varias perguntas,serão vcs?bom,gostaria de manter contato com pessoas interessdas em ir,pois até agora estou só e acho q seria bom,inclusive pela questão adaptabilidade manter contato com pessoas oriundas do mesmo local.abraços,
Omar Brito.
AH! MEU MSN om_brito@hotmail.com.

O... disse...

tambem estive na palestra,ha algum tempo vinhaa tentando participar.vi um casal onde a esposa fez varias perguntas,serão vcs?bom,gostaria de manter contato com pessoas interessdas em ir,pois até agora estou só e acho q seria bom,inclusive pela questão adaptabilidade manter contato com pessoas oriundas do mesmo local.abraços,
Omar Brito.
AH! MEU MSN om_brito@hotmail.com.

Cândice Cesar disse...

Olá pessoal!
Também estive na palestra. Tudo muito lindo mesmo. Caso vocês ainda não tenham se situado, a TV5 fica no canal 108 da SKY. Têm também o site que é www.tv5.org
O site possui ferramentas de aprendizagem, bem legal. Estou vendo todo dia um pouco. Eu e meu marido não decidimos ainda para onde vamos...rsss...
Tudo de bom! Abraços!

Kika Limeira disse...

Oi, estou interessada nesse processo de imigração. Gostaria muito que mantivéssemos contato, pois, ao que me parece, são poucos os baianos que estão nessa aventura. Por enquanto, muitas expectativas...