Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

segunda-feira, 30 de abril de 2007

O pouco que sei sobre enfermagem no Canadá ...

Oi Gente,

Estou aqui para escrever pela primeira vez em nosso blog... rsrsr.... sempre quem escreve é meu marido, mas é porque ele é mais organizado e nunca deixa eu escrever, hehehe.

Hoje estamos ocupando quase todo nosso tempo com esse processo, pesquisando, lendo muitos blogs (perfeitos), tentando obter o máximo de informações possíveis, adicionando amigos no MSN e Skype e cada vez mais aprendendo como funciona esse processo de mudança. Com o Skype e os blogs podemos conhecer os detalhes das cidades Canadenses e isso ajuda para que a gente escolha a cidade que vamos morar. O skype (baixe de graça, http://www.skype.com/) é uma boa dica, até para praticar o idioma com pessoas que moram em outros países, eles tem também tipo uma sala de bate-papo onde eles conversam via fone, é muito interessante para praticar.



Uma das maiores dificuldades é encontrar blogs e sites que falem como validar meu diploma brasileiro para poder atuar na minha área no Canadá. Sendo uma profissão regulamentada, é preciso que a gente faça uma equivalência das matérias da faculdade brasileira com as matérias exigidas por eles. Essa equivalência pode ser feita pelo MICC (Ministério da Educação do Canadá), pela WES ou outras que existem para analisar seus papéis. Depois disso a próxima etapa é passar no exame OIIQ ( sendo Québec), da Ordem dos Enfermeiros de Québec, passando por análises da equivalência e se for preciso fazer alguma matérias que eles considerem que está faltando e ainda realizar umas 03 provas para só depois disso (aproximadamente um ano) poder atuar. Eles ainda podem exigir alguma experiência na área no Canadá. Como você ainda não pode atuar como enfermeira (lógico!!) a opção é realizar trabalhos como voluntário, que conta muitos pontos na sua análise final. Ou então você pode fazer a escolha de entrar na Faculdade e fazer tudo de novo lá. Aff Maria... ufa... que luta !! Enquanto isso não acaba você vai trabalhar para não ficar raspando o saldo do banco e tentar aumentar suas amizades....



Vocês podem perguntar se vou tentar mesmo assim.... Com certeza vou !! Amo a enfermagem e aprendemos que quanto mais difícil, mais descobrimos que somos capazes de vencer. Em nossa vida nunca nada foi fácil e de mão-beijada. Mas foi muito bom porque aprendemos a dar sempre o verdadeiro valor de cada vitória que conseguimos. Então gente é isso vou terminando com uma frase que meu amor adora falar e que aprendeu no filme "A procura da felicidade":



"Nunca deixe alguém dizer que você não é capaz. Sempre alguém que não é capaz de fazer alguma coisa vai te dizer que você também não é capaz."




13 comentários:

Fabio disse...

Olá Dudu e Tuco,

Sejam bem vindos ao mundo dos "blogueiros", quanto a duvida de vocês, é normal, eu também quando começei pensei na Australia, em Toronto e Calgary, mas acabei por optar por Montréal-QC por varias rasões, espero que vocês também consigam fazer a escolha certa.
Quanto a enfermeiras, o que posso dizer é que em Québec eles estão desesperados por mão de obra, são necessárias milhares de Emfermeiras somente em Montréal, os salários são muito bons, mas a população jovem não é o sufuciente e como é um serviço que não pode ser feito por empresas de outras cidades/provincias/paíeses a procura e grande mesmo.

Boa sorte e abraços,

Fábio

Mockingbird disse...

Dudu e Tuco,

Parabéns pela garra e pela determinação.

Vcs. vão vencer aqui no Canadá com certeza !!!

Um abraço,

Flavio J. Ferreira

Alma Mestiça - A Jornada disse...

OI pessoas,

A profissão que mais tem demanda em todo o Canadá é a enfermagem, segundo dados do próprio governo canadense. Sei disso porque fui editora do Jornal Brasil News em Toronto e pesquisei muito sobre tais questões quando lá estive por um período.
Mas sei também que regular diploma é um esforço e investimento muito forte, mas que vale muito para o sucesso final. Conheço pessoas que gastaram muita nisso, mas conseguiram o reconhecimento e o emprego. Conseguir o emprego na sua área é a chave principal, depois disso, ai sim, o sonho começa tomar forma, antes disso é só sacrifícios e investimentos. Ah, outra coisa, francês ou inglês, mas tem que ser bom, do contrário, fim da linha. Portanto, desde já tem que investir no idioma escolhido.
Cr.
Mari

Francine Marina - Twitter: @FrancineMRB disse...

Sou enfermeira e pretendo ir pro Canada - Quebec - no proximo ano. Já pedi pro conselho os formularios pra preencher pretendo dar entrada primeiro na ordem pra depois na processo de imigração. Não sei, mas acho que isso pode "facilitar" um pouco pra mim pois mostra que eu estou informada sobre a provincia e a Soraia Tandell disse que isso é importante no processo todo. Não sabia dessa parte de dar entrada no ministerio da educação, o que me falaram é que eu teria que entrar direto no conselho de enfermagem.
se alguem puder esclarecer...
bjs
Fram

Lu disse...

Olá,

Sou enfermeira e estou no processo de imigração para o canadá (skilled worker)- Toronto- há quase 8 meses juntamente com meu marido que é da área de TI, não temos filhos. Já enviamos o pacote com toda documentação solicitada e estamos aguardando o pedido dos exames médicos... Como sei que o processo para obtençao do visto é demorado, já estou de olho na minha equivalencia junto ao CNO (College of Nurses of Ontario) a regulamentary body of Nurses. http://www.cno.org/about/index.htm Solicitei o pacote com os formularios em 25 de fev e já era pra ter recebido em minha residencia, pois informaram atraves de e-mail q dentro de 3-4 weeks eu estaria recebendo em minha residencia... Aguardarei ate o fim deste mês e se não chegar solicitarei novamente... :S
Mas enfim, o processo tb se dá por etapas e vc terá q enviar os formularios recebidos + documentação exigida + pagamento de taxas + realização de prova de enfermagem em inglês.. tudo pelo CNO. O órgão regulamentador (CNO)exige dos enfermeiros aplicantes:
1- Completion of an acceptable nursing or practical nursing program.
2- Evidence of recent safe nursing practice.
3- Passing the national nursing registration examination.
4- Evidence of fluency in written and spoken English or French.
5- Registration or eligibility for registration in the jurisdiction where you completed your nursing program.
6- Proof of Canadian Citizenship, Permanent Residency, or authorization under the Immigration and Refugee Protection Act (Canada) to engage in the practice of nursing.
7- Good character and suitability to practice, including a Canadian Criminal Record Synopsis (Criminal Record Synopsis Fact Sheet).

Acho q escrevi mto... mas ATENÇÃO!!! Isso é para Nurses in Ontario, ok??

Bjks Lu :D

Nathália disse...

Olá! Sou estudante de enfermagem e me formo em 2010, mas sempre tive o sonho de morar no Canadá, foi por isso que mexendo no google achei o blog de vcs. To passando para desejar muia sorte nesse processo e pedir pra que vcs semre atualizem seu blog pra que eu possa ter uma noção de tudo que é necessário pra realizar este sonho. Conto com a ajuda de vcs. Mais uma vez... BOOOOOOOA SORTE!!!

Carol disse...

ola baianos no canada,
Também sou enfermeira e faz quase dois anos que moro em Montréal. So comecei a olhar a equivalência de diploma agora por que tinha desistido e estava estudando.
Gostaria de entrar em contato com vcs
carolcarazolli@gmail.com
Um abraço
Carol

Thais disse...

Ola,
sou enfermeira recem formada e vou para sherbrooke para passar 5 meses.... e gostaria de ter mais informacoes sobre estagios voluntarios em quebec....
se puderem me ajudar... agradeço
contato: thatha_jorgetto@hotmail.com

Grata
Thais

Unknown disse...

Gostaria de ir para o Canadá mas estou meio perdida...qual a primeira providência a ser tomada. Se puderem me ajudar.
Boa Sorte a todos.

Unknown disse...

l

Unknown disse...

ola pessoal..
Interessante este blog...
Então...sou enfermeira recem formada...me formei em Dezembro de 2010 e estou a procura de um emprego na área....li e me interessei muito nas reportagens que andei lendo sobre enfermeiras no canada...em especial em quebec...queria saber mais sobre o que posso fazer para conseguir trabalhar por la.....nao sei por onde posso começar....alguém poderia me ajudar a respeito?? Meu email: pticia@hotmail.com
Muito obrigada!!!
Um abraço a todos...

Anônimo disse...

There's usually a minimum requirement by law, it will pay for Car Insurance Victoria Tx. Just make sure you get every possible discount we can find.

my site - auto insurance - philsautoinsurance.com -

Anônimo disse...

Buying a gift for your get a girlfriend isn't always easy, the rewards are definitely great.