Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

sábado, 8 de novembro de 2014

Provas e laboratório no curso de integração de enfermagem no Cégep Limoilou - Ville de Québec



Minha genteeeeee, que mês foi esse?? Só Jesus na causa viu? Se eu não enlouqueci desta vez, não enlouqueço marnuncaaaa haahahahah. Eita mês miserávi viu? Muitas coisas ao mesmo tempo, pena que não vai dar pra contar tudo pq  seria um pergaminho hehheheeh. Mas, nesse post vou falar sobre as provas e as aulas de labóratório lá no Cegep...

As provas desse período foram pra arrancar os cabelos... Minha gente precisava isso? Oxente! Rapaz, esse povo de curso, faculdade, tem certeza absoluta que eles estão lá pra acabar com a vida da pessoa, pra matar mesmo, pra não deixar dormir, pra arrancar o couro ahahahah, Pelamordedeus viu? Aquelas provas de legislação, História da enfermagem.... bla bla bla, acabaram... Agora entrou a zorra séria... Jesus nos ajude viu?. 

Entramos na parte que nos interessa mesmo as "Maladies" minha gente...  e tome maladie na cabeça tudo de uma vez só... oxente ! hahahaahah. Vou contar a zorra ...  Primeira prova  a gente tinha que estudar Hepatite (todas as 7), colecistite, colelitíase, DPOC, Asma, pneumonia, bronquite, pós operatório, doença de chron, adm de medicamentos (como preencher a folha de medicação... um porre rsrsrs) evolução de enfermagem, IAM e angina.... não sei se esqueci algum... Isso foi só para a primeira prova... Nisso a gente tinha que saber: Sinais e sintomas, fisiopatologia, causas, riscos, complicações, medições (quais eram os efeitos adversos e o que supervisionar após o paciente tomar cada medicação), intervenção de enfermagem, exames clínicos (pra que serviam e descrever cada um) oia a zorra viu? Detalhe que a prova é como a da OIIQ (Isso eu achei legal pq a gente já vai vendo como vai ser rssrsr). São questões com um caso clínico e desse caso vc responde as perguntas que são feitas... Prova toda aberta, a primeira foram 45 questões... Jesussssss misericordia viu?? Sai tontinha dessa. Fiquei uma pilha pra estudar isso tudo, de uma vez... Vc ainda não estava no pique, ainda estava em marcha lenta, na manivela, ai vem uma zorra dessa nos peitos... quase pirei... foi muita coisa pra estudar de vez em pouco tempo... Mas já na segunda eu já estava mais calma, pq já estava pegando no tombo haahahahha, oh meu pai viu?
























Então, minha maior dificuldade foi a misera do francês ... Vc sabe a resposta em português, mas tem que saber colocar ela em francês, pq não pode ser uma resposta longa, tem que ser curta e do jeito que eles querem (como na prova da OIIQ.. tem que saber responder...). Então, com o tempo, vc vai aprendendo a responder de forma clara e curta (em francês claro eheheh) Ai ja viu meu nível de stress nesse período ... O homi nem podia me dar bom dia se não eu pulava no pescoço dele, ele jogava comida de longe pra não correr o risco de ser atacado, olha ai a comida amor... ploft  ahahahahahah. uma verdadeira mulher das cavernas eu estava ahahahah, meu Deus.... 




1. Questãoes do Livro da OIIQ:





































































2. Algumas questões da prova no Cegep:


Ops! mistura de português com francês rsrsrs



















Os quebecas realmente exigem muito de vc, até mesmo la na Laval quando eu fazia o curso de francês eu ja tinha notado isso... Eles acham que vc só faz isso da vida, que não tem mais nada pra fazer... Mete a zorra e não quer nem saber como vc está psicologicamente, que inferno viu? rsrssr. Mas vc aprende a entrar no clima, demora um pouco, perde cabelo, aparece gastrite, um dia tem constipação, outro diarréia, dor de cabeça, não come, ou come demais, ahhh é uma verdadeira roda gigante hahahaha. Na verdade vc se lasca todaaaaaa hahaah, mas depois consegue se alinhar um pouco... rsrsrsr. Mas é muito bom, pois vc já está percebendo como vc deve estudar, o que vc deve estudar, o que eles mais cobram, como responder... isso sim está valendo a pena.



Agora vou falar um pouco das aulas no laboratório... Minha gente... e tome conversar com boneco viu? Aqui vc tem que conversar demaissssssss com a zorra do boneco, a professora fica de olho em vc. Vc está lá fazendo um curativo abdominal em um boneco, toda concentrada, lembrando a técnica, tudo, tudo... ai vem a maluca da professora e diz, o que vc esqueceu?? O que está faltando?? Eu penso aqui comigo, que diabo eu esqueci minha gente??? Ai olho pra cara dela com aqueles olhinhos de pidona, diga pra mim profezinha, rsrsrsrs, ai ela olha pra vc e faz a voz do boneco dizendo como um paciente... Estou sentindo dor, não comi direito hj, o médico disse, a outra enfermeira.... bla, bla,bla... vc tem que falar tudooooo com o boneco. Ah minha gente, eu não consigo não... hahahah sério mesmo, como é que vou falar com o boneco? e ainda todos os seus colegas em volta te olhando fazer a técnica e ainda por cima falando com o boneco... ahhhhh nao consigoooooooo!!! e olhe que eu adoro falar com meus pacientes, mas boneco? Ah não, nãooooooo!!! hahahahaahha.












Então, as técnicas são bem parecidas com as nossas, o que muda um pouco é besteira, tipo em uma sonda vesical, onde eu trabalhei a gente usava um gel com xylocaína pra passar a sonda, aqui é só o gel, sem anéstésico. Aqui a gente que colhe sangue, os matériais dos procedimentos já vem todos prontinhos, se vc vai fazer um curativo vem a bandejinha toda prontinha com tudo que vc vai usar, o mesmo com a sonda vesical. No meu caso eu tinha que pegar os materiais separados, aqui já vem o KIT pronto.



No laboratorio de adm de medicaçao foi bem interessante, eu adorei.. A gente pega as medicações, prepara, aprende a preencher a folha de medicação, adiministramos medicações IM... Aprendemos tudo de novo, ahhhh essa parte eu adoro, só nao gosto de falar com a zorra do bonecooooooo... Senhor agora vou aplicar sua insulina, não vai doer muito, agora vou aplicar uma intra muscular essa o senhor vai se lascar misera hahaahahah ... Ah gente não da não... Aqui quando vc prepara a insulina precisa ter 2 checagens, a sua e a de outra enfermeira, vc só pode administrar com a checagem dupla. Voce prepara a insulina, mostra a medicacão na seringa, a prescriçao pra que sua colega cheque se está tudo certo. Aqui eles presam muito pela técnica que está no livro, vc tem que fazer a zorra certinha como tá la... oh Deus viu? Se o algodao vc tem que girar pro lado direito, gire essa zorra pro lado direito rsrssrsr.

São bem interessantes as aulas em laboratório, eu gosto, pq a gente aprende tudo de novo, uma nova oportunidade pra vc melhorar em algo que vc já sabe, ou aprender algo que vc não sabia, fora a parte divertida que é estar com seus colegas em sala... adoroooo. Tivemos aulas de sondagem, curativo, exame fisico, adm de medicamentos... Muito legal mesmo. Tem umas professoras velhas que só jesus pra salvar viu? sabe aquele povo antiquado? Que quer tudo como no tempo das cavernas??? ahahahah, mas tem outras professoras que são maravilhosas, super seguras e divertidas. Temos um professor Argentino muito gente boa, as aulas dele são as melhores...Ele chegou no primeiro dia de aula dele e disse assim: Vcs estão bem? estão conseguindo estudar tranquilamente? Ja choraram? hahahah ... se não, se preparem pq vão chorar muito, isso aqui não é de Deus não, já fui aluno como vcs e sei bem o que está por vir haahahah. Ahhhh miseravi, agora que comecei a entender ele depois dessas provas.. rsrsrs. Ele está há 5 anos no Québec, passou pelo Cegep e pela prova da OIIQ e agora é professor, legal neh? Então ele disse que é muito estressante mas que vale a pena tudo isso... Vamos confiar ne? rssrsrsr.

Então gente, vou parando por aqui pq já está enorme o post, farei o próximo falando um pouco do estágio que vai começãr agora em 2 de dezembro, roupa, livros, vacina, carteirinha, tudo que vc precisa pra iniciar esse bendito...

Beijos fufucos...

Oniraci :)




7 comentários:

Belly disse...

Nossa adorei esse post, você conta como realmente é o dia dia no Cegep !!! Realmente não deve ser moleza !! Mas no final você verá que tudo valeu a pena ! Boa sorte na sua caminhada !!!

Eduardo e Oniraci disse...

Obrigada pela força Belly :)

Jaq disse...

Além de aprender, eu me divirto lendo os seus posts! Devo confessar que me senti muito acolhida por vc ter dificuldades para falar com o boneco, já perdi vários pontos em provas por conta disso :( . Vejo que o francês também não é pouca brincadeira né... fico imaginando para entender os mais idosos :o ... deve ser difícil. Bons dias pra vc e sua família! E obrigada por compartilhar suas vivências :). bjs Jaq (Já tem um bom tempo que leio seu blog, mas acho que ainda não tinha comentado...)

Unknown disse...

Parabéns pelas conquistas! As suas dicas nos procedimentos são ótimas. Não deixe de escrever, rs. Abraços. Raquel

Eduardo e Oniraci disse...

Ohh obrigada Jaq por escrever, e também compartilhar suas dificuldades, assim a gente ve que não é só a gente que tem medos e dificuldades e desta forma a gente consegue forças, pois não achamos que somos únicos... rsrsrs. E obrigada por escrever tbm, é sempre bom saber que tem gente torcendo e vivendo esses momentos com a gente!!!
beijão

Eduardo e Oniraci disse...

Obrigada Raquel.... Não deixarei não... estarei sempre colocando as experiências aqui. Beijão

Unknown disse...

Oi Oniraci, como foi sua entrevista pra entrar no curso do CEGEP? Havia muitos candidatos? Obrigada por indicar a Glória para aulas de francês via skype. Vou começar com ela. Abraços