Olá meus amigos,

Depois de tanto tempo, muita ansiedade, unhas que foram para o espaço, brigas, confusões e discussões com a Aliança Francesa de Salvador, finalmente, PARA NOSSAAAAAA ALEGRIAAAA, recebemos as duplicatas que demonstrar o nosso Resultado nas provas do TCF-Q de 05/03/2012.
Diversas vezes pedimos à Aliança Francesa que ligasse para o CIEP para saber o que estava ocorrendo, para dizer que tinha muitas vidas em jogo, que tinha processos que estavam com o prazo acabando e as respostas sempre eram as mesmas... "Espere", "Ainda não chegou, não podemos fazer nada", "Senhor, aguarde, não temos obrigação de ligar e nem de cobrar nada, apenas aplicamos as provas." Eu já sabia disso... mas fiquei decepcionado com a forma que éramos tratados... Informei que a Aliança de São Paulo, de Curitiba, do Rio de Janeiro já estavam com os resultados desde o dia 03 de abril, que os nossos já tinham quase 40 dias e que eles receberam logo depois que ligaram para a França e nem isso foi suficiente.... recebi a mesma resposta...."Senhor, aguarde porque não podemos fazer nada"...
Se eles não podiam, eu podia. Pedimos à uma amiga que mora na França para ligar. O atendimento foi impecável, super atencioso e responsável prontamente procurou nossas provas e garantiu que iria enviar logo que pudesse. Pasmem... no dia seguinte a Aliança de Salvador recebeu os resultados...
Voltando aos benditos resultados. Conforme dissemos em um post anterior, achamos a compreensão oral bem mais difícil que a parte de expressão oral. No momento que sentamos com o avaliador e tentamos responder as questões, muitas vezes, pela cara que ele faz de aprovação, temos a certeza que estamos arrebentando, quase um Francês nativo !!! rsrsrsrsrs... Nossa nota foi igual e conseguimos até um pouco acima do que estávamos precisando para enviar para o Escritório de Imigração. Ficamos com A2 na expressão oral e B1 na compreensão oral. Lembrando que foram 2 meses de estudos, para lembrar o que havíamos iniciado em 2007.
Esse resultado saiu na sexta-feira 13 !!! Nesse caso muita sorte !!! E minha agonia e desespero tem sido tão avassalador que enviei já na segunda-feira seguinte (hoje !!) para o México. Nosso processo estava em estado de pausa esperando estes resultados. Lembrando que enviamos nosso Dossier justamente no dia das mudanças quando passaram a exigir a comprovação dos conhecimentos linguísticos através de Testes Oficiais. Paguei R$152,60 pelo FEDEX e se tudo correr bem, chegará já nesta quarta-feira no Escritório de Imigração no México.
Lembrando que ficamos muito tempo sem estudar o Francês, paramos durante anos, esquecemos quase tudo e o Prof Bruno Carrier da EFQ (
www.francaisquebecois.com) e a Profa. Glória Terra (
gloriaterra@francesquebec.com.br) foram fundamentais para relembrar o Francês. Com certeza devemos muito aos dois por terem resgatado o idioma em nossa memória de forma tão rápida e com tanta dedicação.
Na época muita tristeza, mas agora segue o processo e mais um degrau vencido.
Não desistam pessoal. As mudanças muitas vezes nos deixa pra baixo, desmotivados, tristes, mas servem para temperar ainda mais nossa futura vitória. Fé em Deus e muita luta !!!
Abraços,
Eduardo