Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

segunda-feira, 5 de março de 2012

TCF-Q ( TCF pour le Québec ) - A Prova !!

Olá pessoal,

Temos tanto tempo sem mandar notícias sobre nosso Processo para o Québec que muita gente nos pergunta se já estamos em terras geladas.


Acreditem... Nem perto disso !!! Esse Blog existe desde 2007, ajudamos muita gente, incentivamos, colaboramos e nosso processo ficou congelado, tal qual as águas do inverno em Québec.



Nosso filho caçula já está com quase três anos, mudamos de emprego, fizemos várias coisas, resolvemos problemas, vivemos problemas, nos decepcionamos, choramos, sorrimos, acreditamos que o Brasil estava no caminho certo, segundos depois desacreditamos, sonhamos com um futuro mais justo para todos, acordamos e decidimos retomar nossa busca pelo sonho de recomeçar.


Então no ano de 2011 decidimos recomeçar e entramos com todo gás, com objetivos mais definidos e com metas traçadas. Estudamos francês, fizemos o curso da L'École de Français Québécois, conseguimos mais de 150 horas de certificados, fizemos aulas com uma professora maravilhos que ministra as aulas pelo Skype, Glória Terra, e estávamos com toda documentação pronta, pasta de couro, sumário, tudo muito lindo... rsrsrs... Assim, enviamos nossa documentação em 07 de Dezembro de 2011. Isso mesmo !!! Um dia depois da fatídica mudança no Processo Provincial. Quis me matar !! Estava com toda papelada pronta para enviar e por conta de algumas audiências e pendências no trabalho acabei atrasando a entrega... A mudança não foi divulgada e muito menos foi dado um prazo. Tinha duas semanas que minha esposa ficava no meu ouvido, "Não sei o que é, mas estou sentindo que precisamos mandar essa documentação logo !! Manda logo !!!


Porque essa demora ?? Manda logo!!" Quando lembro ela falando isso todos os dias minha vontade de tirar a vida aumenta.... !! hahahahahhaha... Ela quase me mata, chegou a pegar uma facaaaaaaaa !! Brincadeira !!! rsrsrsrs


Fazer o que ?? Nada ! Se queremos viver em um novo país, precisamos respeitar suas regras. Enviamos nossa documentação sem os testes de idiomas e recebemos uma carta do Escritório pedindo que enviássemos o resultado dos testes. Caso não quiséssemos enviar os testes, teríamos que informar essa opção em um formulário enviado por eles. Decidimos não arriscar e nos inscrevemos para a PROVA DO TCF-Q que seria realizada dia 05/03/2012, Hoje !


A prova estava marcada para às 11 horas na Aliança Francesa de Salvador. Chegamos agoniadamente às 10 horas. Esperamos e com um pouco de atraso, fomos chamados para uma sala. Cada cadeira já tinha os adesivos com o nome por ordem alfabética, começando pelos sobrenomes. Por exemplo: Carlos Pereira da Silva (Pereira da Silva, Carlos).... Judith Alvarez Santos (Alvarez Santos, Judith).... Quando li sobre a prova, muitos diziam, chegue cedo para pegar um lugar na frente perto do som !!!! Quando eu entrei, fiquei todo feliz, meus sobrenomes começavam com a letra "A"... sorte de pobre dura muito pouco... isso foi uma bosta nesta sala que ficamos... o Som foi colocado no meio da sala... todos de frente para o quadro e o som no meio da sala no lado esquerdo das cadeiras...


Sentamos, agoniadíssimo e ansioso, super nervoso, tentava passar informações inúteis para minha esposa, gesticulava e ela ficava com cara de raiva mandando eu calar a boca... rsrsrsrsrsr....


A mulher responsável pela aplicação da prova deu umas instruções em francês que eu não entendi patavinas... eu me apavorei... kkkkkkkkkkkk... eu pensei... se não estou entendendo essa rapariga, como vou entender a prova ???


Ela distribuiu as provas, as folhas de respostas e foi passando uma lista de presença para assinatura. Enquanto ainda estava me arrumando na cadeira, assinei a lista, a mulher deu PLAY no som e pronto !! Começou !!! Corre corre !!


Antes da prova, li alguns depoimentos e disseram.. Calma, as primeiras são bem fáceis... hum??? Posso dizer amigos... fiquei na frente, de costas para o som, um pouco longe... a sala era toda de madeiras, teto alto, uma acústica péssima e o som muito alto... e por isso... não entendi nadaaaaaaaaaaaa !!! kkkkkkkkk... Graças a Deus eu não sou o aplicante principal porque minha esposa ficou bem ao lado do som e disse que pelo menos entendeu algumas coisas... Ufa !! São trinta questões com 4 alternativas. O som inicia dizendo as regras do teste e informa que a cada toque sonoro inicia uma nova questão... O teste não lhe permite revisar, voltar ou tentar alterar a opção que escolheu.. até porque na prova não há nada escrito, somente as alternativas, então voce não lembra o que passou... O ideal é prestar bastante atenção e marcar no mesmo momento !! O teste dura 25 minutos, muito rápido, não repete a questão e pronto... Acabou e ela toma as provas e as folhas de respostas.


Depois ela informa que o horário de sua prova Expressão Oral. Cada um recebe a hora de sua prova. A minha foi, acreditem, a primeira 11:45 hrs !!! Merd..... !!! rsrsrsrs.... a de minha esposa foi a última 13:45 hrs... essas coisas só acontecem conosco... O avaliador já estava na sala. Entrei afobado, apavorado e nem conseguia falar Bonjour !! Fiquei com cara de abestalhado olhando e esperando ele dizer alguma coisa... ele disse... pode sentar... tentou começar mas deu um problema no computador que atrasou toda a programação.


Sentei, ele confirmou meu nome no papel, ligou o computador, testou o gravador, um microfone simples daqueles de computador... Fez uma explicação rápida sobre o testes e como seriam as questões... E começa !!!!


Ele perguntou meu nome e eu disse... Era somente para falar o nome para gravar no início do meu arquivo e eu quase uso todas as munições... ainda bem que parei... Então ele disse.. primeira questão... Fale sobre seu apartamento, descreva seu apartamento.... tínhamos estudado isso naquele dia.. ainda bem... falei sobre coisas que nem existiam no meu apartamento, falei do bairro, disse que meus filhos adoravam o bairro e ele fez uma cara de aprovação... o avaliador era bem tranquilo e tentava relaxar e diminuir a tensão... muito bom !! A segunda pergunta foi "Para você, qual a idade ideal para aprender uma língua estrangeira e porque?" A terceira ele me falou, eu preciso que você me dê conselhor onde correr, fazer cooper na cidade"... Essa eu não entendi nadaaaaaaaaaa e entendi somente correr e acabei perguntando qual o tênis ele teria que comprar.... kkkkkkkkkkk... ele balançou a cabeça e disse que iria reformular... aí sim entendi e acabei ao invés de aconselhar locais para ele correr, falei mal da cidade, engarrafamento, violência, trânsito.... rsrsrsrs.... A quarta ele perguntou porque o Futebol é uma paixão nacional e como ele contribui para a união... não tinha entendido a pergunta, mas deu pra falar alguma coisa... A sexta ele pediu que eu falasse sobre o meio ambiente e a preservação.. esqueci uma, mas depois eu lembro....

Para minha esposa acredito que foi um pouco mais complicado porque ele fez perguntas difíceis... para falar sobre a obesidade, solicitou que ela pedisse ajuda para fazer a mudança dela, pediu que ela descrevesse toda a rotina dela, pediu que ela falasse sobre a redução na Jornada de Trabalho....

É isso pessoal. Acredito que a parte de expressão oral não é complicada porque eles não querem que vc responda sobre aquele assunto de forma correta... eles querem que você desenvolva uma explicação, que forme as frases de forma correta, que se comunique... Não pensem que é um bicho de sete cabeças, o nervoso e a ansiedade nos prejudicou muito, mas entregamos nas mãos de Deus e vamos esperar o resultado para enviar para o Escritório.


Saímos de lá sem um prédio nas costas e com mais um passo dado. Espero que tenha colaborado com todos que ainda tem dúvidas sobre este teste.


Sorte, força e paciência para todos ! Fiquem com Deus


Abraço,

Eduardo

6 comentários:

Tania Vianna disse...

Gente q brabeira....
Eu fiz o CSQ em dezembro dia 1, por pouco tb não estou nesta....
Mas foi super tensa a minha entrevista.O q me salvou foi o fato de ser enfermeira e minhas experiências de trabalho. Enfim, vamos caminhando nesta jornada.
Boa sorte

Brazilian Family from Ceará disse...

Oi, como faco pra adicionar o blog de vcs para acompanha-los?! Temos historias parecidas e muito em comun... me chamo Denize, sou enfermeira e temos 3 filhos, um com quase 12, uma com 2 anos e 10 meses e uma com 11 meses!! Tb estamos na saga para imigrarmos, porem, mudamos os planos do Federal para o Quebec e vamos iniciar nossa caminhada no frances!!! Preciso muito da ajuda de vcs com informacoes!!! Meu email eh: denaguima@hotmail.com
Nosso blog: canadaarcanjo.blogspot.com
Abracos,
Denize

Eduardo e Oniraci disse...

Olá Tania Viviana,

Afff que bom que vc pulou a fogueira de fazer a prova rsrsrsrs. Mas que bom que vc esta Com seu CSQ em mãos. Boa sorte para nós todos daqui por diante neh??
Precisando estamos por aqui!!
Beijinhos
Oniraci

Eduardo e Oniraci disse...

Denize mulher, até que enfim nos achamos hein?? rsrsrsrs, Facebook, Skype, quase não conseguíamos...
Vamos nos falando
beijinhos Oniraci

Anônimo disse...

Oi Familia,

que legal achar seu blog, há um ano quando começamos a pesquisar eu li algumas coisas que vocês postaram, depois vi que paparam de postar e pensei que já tinham ido...mas agora acompanhando suas postagens na CBQ, achei o blog de novo...
Um abraço,
Lu e família

Eduardo e Oniraci disse...

Pois é Luciana,

Até nós pensávamos que já estávamos lá no Québec.... rsrsrsrs... Mas são coisas da vida... Acho que agora é a hora certa e vamos nos dedicar até o fim para realizar este sonho. Sempre acompanho seu blog e conversmos no CBQ. Vamos nos ajudando e mantendo contato.
Abraço e fique com Deus !

Eduardo