
Estou aqui para escrever pela primeira vez em nosso blog... rsrsr.... sempre quem escreve é meu marido, mas é porque ele é mais organizado e nunca deixa eu escrever, hehehe.
Hoje estamos ocupando quase todo nosso tempo com esse processo, pesquisando, lendo muitos blogs (perfeitos), tentando obter o máximo de informações possíveis, adicionando amigos no MSN e Skype e cada vez mais aprendendo como funciona esse processo de mudança. Com o Skype e os blogs podemos conhecer os detalhes das cidades Canadenses e isso ajuda para que a gente escolha a cidade que vamos morar. O skype (baixe de graça, http://www.skype.com/) é uma boa dica, até para praticar o idioma com pessoas que moram em outros países, eles tem também tipo uma sala de bate-papo onde eles conversam via fone, é muito interessante para praticar.
Uma das maiores dificuldades é encontrar blogs e sites que falem como validar meu diploma brasileiro para poder atuar na minha área no Canadá. Sendo uma profissão regulamentada, é preciso que a gente faça uma equivalência das matérias da faculdade brasileira com as matérias exigidas por eles. Essa equivalência pode ser feita pelo MICC (Ministério da Educação do Canadá), pela WES ou outras que existem para analisar seus papéis. Depois disso a próxima etapa é passar no exame OIIQ ( sendo Québec), da Ordem dos Enfermeiros de Québec, passando por análises da equivalência e se for preciso fazer alguma matérias que eles considerem que está faltando e ainda realizar umas 03 provas para só depois disso (aproximadamente um ano) poder atuar. Eles ainda podem exigir alguma experiência na área no Canadá. Como você ainda não pode atuar como enfermeira (lógico!!) a opção é realizar trabalhos como voluntário, que conta muitos pontos na sua análise final. Ou então você pode fazer a escolha de entrar na Faculdade e fazer tudo de novo lá. Aff Maria... ufa... que luta !! Enquanto isso não acaba você vai trabalhar para não ficar raspando o saldo do banco e tentar aumentar suas amizades....
Vocês podem perguntar se vou tentar mesmo assim.... Com certeza vou !! Amo a enfermagem e aprendemos que quanto mais difícil, mais descobrimos que somos capazes de vencer. Em nossa vida nunca nada foi fácil e de mão-beijada. Mas foi muito bom porque aprendemos a dar sempre o verdadeiro valor de cada vitória que conseguimos. Então gente é isso vou terminando com uma frase que meu amor adora falar e que aprendeu no filme "A procura da felicidade":
"Nunca deixe alguém dizer que você não é capaz. Sempre alguém que não é capaz de fazer alguma coisa vai te dizer que você também não é capaz."