Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

sábado, 13 de dezembro de 2014

Nosso Diagnóstico de Enfermagem / PTI - Plan Thérapeutique Infirmier- Enfermagem equivalência

Hoje resolvi falar desse inferno de PTI rssrrsrs. Eu detestava fazer a droga do diagnóstico de enfermagem, lembra da zorra do NANDA?? Risco de.... bla bla bla e monta plano de cuidado.... Ahhh vou lhe dizer , um inferno isso... Me desculpem quem acha que isso servia pra alguma coisa, um documento sem sentido, onde só o Enfermeiro via, pra que? Servia pra que mesmo???? Me larguem viu? Servia pra tomar o tempo da gente escrevendo essa desgrama, quando podíamos estar cuidando melhor dos pacientes. No Brasil eu tinha 20 pacientes no andar e tinha que fazer essa porcaria pra cada um.... Saco... Pra que?????? Me digammmmmmmm??? Minha gente, se ninguém via!! Nem mesmo as nossas colegas ... Se viam era pra uma copiar da outra o que colocou como  diagnóstico haahahahha.. E ainda tinha que saber como escrever, pq vc não podia escrever qualquer coisa não... Tinha que ser como estava la no NANDA, maldita veia que inventou isso, com certeza não tinha o que fazer... hahahahah!. 


Mas bem, achei que ia me livrar, eis que surge o PTI na minha vida aqui!!! Oh meu pai viu??? Eu detesto esse PTI, é igualzinho o nosso diagnóstico, a mesma misera ... pior que ainda o bicho é mais complicado, quando vc acha que tem que colocar risco, é sintoma, quando é sintoma é risco... Ahhh me deixeeeee rsrsrs. Então resolvi fazer um post sobre isso, já que la no estágio batem demais nessa tecla, PTI, PTI, PTI.... unffff.

No site da ordem vc vai encotrar vários documentos falando dele, no Cégep vc tem aulas sobre ele, no estágio vc tem aulas e trabalhos sobre ele, quando vc vai no banheiro, quando vc come, quando vc dorme ahahahah ... em tudo você encontra ele hahahaahha brincadeira rsrsrsrs. Entao juntei alguns documetos que tenho dos cursos e do site da ordem pra mostrar a vcs um pouquindo de como é esse PTI. Assim, vcs vão logo se familiarizando com ele.






Página do livro diagnostics infirmiers/
bem parecido com o nosso NANDA























Fiz um resumo pra vcs entenderem um pouco o PTI, vamos lá:

Em  1 abril de 2009 pra proteção da população o conselho adiministrativo da OIIQ adotou o PTI como uma "aplicacão"obrigatoria um documento obrigatório nos cuidados de enfermagem.

Ele é ajustado pela enfermeira à partir de sua avaliação clínica e começa então a fazer parte dos documentos(legais) do dossier do paciente.

 O PTI apresenta o perfil clínico evolutivo dos problemas e necessidades do paciente, assim como as ações de enfermagem assegurando a continuação dos cuidados clínicos do paciente ( vigilância, tratamentos, cuidados, avaliação, ajustamento etc..)
  1. Pra quem devemos fazer um PTI? Para todos os pacientes.
  2. Quem escreve no PTI? Quem é responsável? A Enfermeira
  3. Quem executa as açoes do PTI? Enfermeira, Auxiliar e PAB
Então a Enfermeira define qual o problema e necessidades do paciente e, partir de sua avaliação clínica, ela vai julgar o que é importante estabelecer como perfil clínico evolutivo do paciente e vai assegurar que esse cuidado seja contínuo.
  1. Qual o problema prioritário?
  2. Existuiu alguma mudança clínica?
  3. Resolução do problema
  4. Existiu a satisfação da necessidade do paciente?
Exemplo: 

Paciente internou por dor em membro inferior direito ( uma úlcera venosa) 

Problema ou necessidade prioritária / Problème ou besoin prioritaire: 
1- Dor em MID/ Douleur MID
2- Ulcera Venosa MID / Ulcère veineux MID

Ações de enfermagem / Directives Infermière:
2- Aplicar o plano de tratamento de ferida a cada 3 dias/ Appliquer plan de traitement de la plaie (abreviação de chaque) 3 jours.
2- Avaliar a feria toda segunda pela enfermeira/ évaluer la plaie q lundi par inf.
2- Avisar a enfermeira se: fluido atravesar o curativo, temperatura >37,8 [ ação realizada pelo PAB]/ Aviser inf. si écoulement traverse le pansement, T>37,8 [+ Dir.p.trav.PAB].

* PAB :Préposé aux bénéficiaires
* [Dir.p.trav.PAB] : Directive plan travail PAB














Então, a cada mudança de estado clínico, a enfermeira pode ajustar o PTI incluindo o novo estado clínico. Nessa situação, poderia aparecer depois de 5 dias no hospital uma infecção na ferida, ai então colocaríamos mais um problema e mais açãoes/ directives de enfermagem o que seria o número 3. Assim como se um ploblema for solucionado ela tbm ajusta o PTI colocando a data e hora que o problema foi solucionado..


Pra mim ainda é um pouco chatinho isso, pq vc tem que saber alguns termos, principalmente pra formar a frase das açoes, pq se vc pede pra O PAB avisar tal coisa, vc tem que especificar que coisa... Tipo: sinais e sintomas de hipoglicemia: tremores, sudorese, confusão mental.... Tem os suivis standards tbm que eu tenho que conhece-los... suivi standard de apendicectomia... bla bla bla...

Espero que tenha ajudado a entender um pouco desse PTI - Plan Thérapeutique Infirmier, e espero achar que ele serve mesmo pra alguma coisa la na frente quando realmente eu estiver praticando bem ele... rsrsrsrs. Pq alem dele, tem o PSTI (Plan de soins et de traitements infirmiers) que ai é outra conversa hahahahaha  ... Esse sim vale a pena fazer e serve pra alguma coisa rssrsrsr ( e que tem os cuidados de enfermagem que todos devem seguir) mas é pra outro post.

Encontrei no site da ordem uns vídeos, ah nao sei como chamar isso nao haahahha, mas é com audio rsrsrs explicando como fazer o PTI dando várias situações clínicas. É muito legal, pra quem quer ir treinando o francês e tbm já conhecendo um pouco desse mardito PTI( cai bastante na prova da OIIQ)


Encontrei também no site da OIIQ um guia com alguns casos clínicos pra a gente praticar o PTI como na prova da OIIQ e com respostas no final:





2 comentários:

Fabi disse...

Um "SAE" quebecois...que maravilha...só que não! rsrsrsrs gente....vou olhar tudo pra já ir me acostumando com as paradas!! kkk Obrigada mais uma vez, sua linda!!! Abraços bem apertados e super bjos!!

junior disse...

olá, sou enfermeiro obstetra e gostaria de saber como faço e se compensa ir trabalhar no canadá,alguém pode me ajudar? obrigado