Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Natal e Réveillon em Ville de Quebec

Genteeeeee que saudadeeeee uiuiuiu... Primeiro queria desejar a todos um Feliz Ano novoooooo!!! Bonne Année fufinhussssssss!!

Demoramos mas aparecemos, se os mortos aparecem porque a gente não, né? hehehehehe. Mas é a correria, curso, escola, frio... eitaaaaaaa coisa boaaaaa.

Então vamos ao que interessa hihihih.... vou contar um pouco do Natal e do nosso réveillon aqui no Quebec.



NATAL:
Fomos convidados pela Gardienne de Arthur para uma festinha de Natal na Garderie dele. Ohhh gente pense como me emocionei??? Logo quando chegamos tinham as cadeirinhas para todos os pais na salinha deles, uma mesa que as próprias crianças da Garderie estavam ajudando a pôr, coisa mais linda os pequenininhos indo na cozinha ajudar a Vóvó Pierrette (como Arthur fala) a levar as comidas que ela mesma preparou pra ceia (primeira emoção rsrsrs). O que tinha na mesa? rummmm aiai, brócolis, cenoura, aipo, linguiça frita, pão recheado com alguma coisa de ovo hahaha, nao sei o que era,batata frita e suco muitos suquinhos!! já adorei essa parte pq as crianças fizeram os pratinhos delas com muito brócolis (cruuuuu) cenoura e aipo (achei o máximo hehehe). Claro que Arthur comeu a linguiça o pão com ovo e a batata frita!!!

Os pais foram chegando e foram se apresentando, eles vinham e se apresentavam pra gente: Oi sejam bem vindos, sou fulano e pai/mãe de fulaninha.... aiiiii que fofinhosssssss!! 

As crianças todas arrumadinhas aquela roupinha que como dizia minha avó, roupa de domingo pra ir pra igreja (a mais bonitinha rsrsrssr).

Então Pierrette (a Gardienne) chama as crianças e manda elas sentarem perto da árvore que elas mesmas ajudaram a  montar e começam a cantar uma musica de Natal!!! Acreditem, Arthur cantou a música toda em francês... Ela diz: Se preparem que Pére Noel está chegando... elas ficaram doidas hahaha! Foi lindo ver o rostinho de cada um esperando o Papai Noel. Então elas começaram a gritar todas juntas em um coro: Pére Noel, Pére Noel, Pére Noel, Pére Noel ,Pére Noel, Pére Noel... Aiiiiiiii lá vem ele descendo as escadas.... lindooooo ( mais uma emoção rsrsrs)

Ele senta e começa a pegar os presentes e dar a cada criança, chamava pelo nome... Arthur ficou besta, encantado com tudo aquilo, mas claro que tive que dizer que o presente que Papai Noel tava trazendo não era o que ele pediu que ele iria trazer no dia do Natal ...  Aí ele me pergunta: porque mamãe? Eu digo: Vá perguntar a seu pai que ele sabe haahahahahahaha! Pulei essa fogueira, deixei pra Eduardo responder..


Enfim... Todas as Crianças ficaram super felizes, ela comprou presente pra todas elas,e ainda ofereceu um jantarzinho para os pais em sua casa, achei muito fofo isso. Conversamos com outros pais Quebecoises e como sempre eles muito simpáticos e amigáveis!!! E o mais impressionante foi que ela lembrou até de Duduzinho que foi conosco, que tem 13 anos e ela também deu um presentinho...

Segue o vídeo que fizemos lá na Garderie...


No dia do Natal realmente saímos, fomos na rua. Aqui as pessoas saem mesmo, não ficam em casa. Mesmo fazendo -25 lá fora elas estão se divertindo, curtindo a neve o clima de Natal. Foi bom demais, saímos, curtimos o frio ( e bote frio nisso rsrsrs) fomos na velha Quebec que realmente é linda no Natal e depois voltamos pra casa e fizemos a nossa ceia com direito a Peru, Tender, Salpicão e farofa Yoki tudo muito gostoso uiuiuiu.




 








Seguem os vídeos:





RÉVEILLON:



Saímos, fomos na Grande Allée ver a queima de fogos, estava com sensação térmica de -32. Pense em um frioooo misericórdiaaaaaaaa rsrsrsrs. Mas não nos arrependemos viu? As pessoas foram pra rua, levaram toda a família, menino, cachorro, sogra, vizinho... todos dançavam ao som de Dj's, luzes, um clima muito gostoso e familiar, as pessoas muito felizes, passavam por vc e te desejavam "Bonne Année". Sabe aquela sensação de que vc está em casa? que aqui realmente é o seu lugar???



Arthur dançou, brincou, se jogava no chão na neve, a gente bem tranquilo sem medo, de ser assaltado, de levarem seu celular, de ter gente bêbada mexendo com vc... Ohhh genteee realmente passei um Réveillon fantástico com a minha família. Muito restaurante, lanchonete abertos, luzes, música... Paramos pra comer, nos divertimos muito, rimos muito, dançamos muito... E o melhor de Tudo os meninos amarammmmmm, e ainda voltamos pra casa depois da queima de fogos super felizes e falantes. Ahhh Quebeccc, Ahhhh Quebec.













 Não deu pra filmar a queima de fogos pois meu celular acabou a bateria , mas antes fizemos algumas filmagens!!

Seguem os vídeos:







Um Feliz ano Novo repleto de realizações, desejos, mudanças, e muitos CSQ's e Visas para quem já está nesse processo!!! Uma coisa eu digo, vcs não vão se arrepender..... 

Sigam nosso canal no youtube: Oniraci e Eduardo no Quebec.

Beijos fufinhus
Oniraci

5 comentários:

la vie est belle dans la belle province disse...

muito frio, esse ano nao fomos na Gde Allée nao rsrsrs

:-)

Carla e Rafael disse...

Quero logo chegar e viver esse clima. Adoro o blog de vcs. Bjus

Carla e Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que lindoooo!! Amei o Natal de vcs na garderie que o filhinho de vocês frequenta! Muito lindo! Que bom que conseguiram ir na rua para curtir a passagem do ano novo! adorei os vídeos! Muito legal! Parabéns!!

Nanda Holt disse...

Olá,
Conhecendo agora o blog de vocês.
Sempre é bacana saber das experiências de outros brasileiros vivendo no Canadá.

Moramos em Montréal e também foi nosso primeiro Natal e Ano Novo nas terras geladas. Também fomos ver a queima de fogos, mas aqui no Velho Porto de Montréal. Que frio! Só que ninguém desanima.

Beijos da Nanda