Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CÉGEP - LIMOILOU / Curso de integração para enfermeiros em Ville de Québec!!

Minha genteeeeee vorteiiiii toda bagaçada hahahaah!!! Começou a bagaça do curso no Cégep :o !!! vou falar tudoooooo pra vcs com fotinhas e tudo mais hehehehehe. Vumbora entoncesssssss.

Meu curso começou dia 18 de agosto. Depois de ter passado pela palestra de informaçao dia 5 de março e entrevista 30 de abril,  recebi o resultado de que havia passado na entrevista no dia 05 de maio e que estava na próxima turma.



Foram 110 entrevistados para 60 vagas. Muitas enfermeiras e enfermeiros vindos de Montreal fizeram a entrevista junto com o pessoal de Ville de Québec.

1. Informações do curso 2014 Cégep Limoilou - Ville de Québec:

  • Início 18 de agosto 2014 à 13 de fevereiro 2015
  • Carga horária 615 h divididas em teoria e prática
  • Horario: segunda a sexta das 9:00 às 16h / 8:30 às 15:30h com uma hora de almoço.
  • Teoria: Trabalhos, exames, prática em laboratório:
  • Estágio: Prátrica em meio hospitalar. Início em 02 de dezembro até 13 de fevereiro.
  • Gastos com material, incluindo livros, uniforme para estagio, estetoscopio e taxa de matrícula na ordem (uma permissao para estar no meio hospitalar) Total: $ 1.225,56.
  • O cégep empresta 7 livros da biblioteca para que os alunos levem pra casa e só devolvem no final do curso.
  • O cégep oferece um curso de ajuda no francês aos alunos do curso de graça uma vez por semana.
  • A turma foi dividida em duas turmas com 30 alunos cada.
  • Você solicita a bolsa de ajuda (Prêt et bourse) e recebe pelos meses estudados mais ou menos uns 800 dólares, uns podem receber pouco mais e outros um pouco menos, depende do seu imposto de renda e se vc tem filhos.





  























































































2. Assuntos do curso:

- Éthique et Déontologie
 - Fonction de travail
 - Législation
 - Terminologie
 - Amélioration et maintien de la santé
 - Démarche de soins
 - Plan Théraupeutique infirmiers
 - Système respiratoire: Pneumonie, MPOC, Asthme
 - Système digestif: Maladie Crohn, Colite ulcéreuse, Cholécystites, Hépatites, RGO, ulcère gastro-duodénal.
 - Système cardiaque: Angine, infarctus, insuffisance cardiaque, oedème aigue du poumon.
- Système Urinaire: Infection urinaire, pyélonéphrite.
- Système neurologique: AVC, traumatisme crânien.
- Système endocrinien:diabète et insulinothérapie
- Système ostéoarticulaire: fracture de hanche et ostéoporose.
- Administration sécuritaire des médicaments.
- Médication per os, SC, IM
- Signes vitaux, P.V. et hémoculture
- Asepsie, champs stérile, pans, sec, drain.
- Examen clinique abdominal
- Cathétérisme vésical
- Néoplasie : Pulmonaire, HBP- Cancer de la prostate, cancer sein, utérus, colorectal.
- Tubage gastrique
- Thérapie I.V: installation d'une perfusion
- Mesures de prévention des infections
- Pans de cathéter centraux
- Infection à bactéries résistantes SARM- ERV- CDIF
- Médication intra-veineuse
-Généralités sur le vieillissement















3. Alguns dos livros que usamos:










4. Minhas primeiras impressões:

Meus colegas são de várias nacionalidades: Camarões, Costa do Marfin, Filipinas, Russia... Metade da sala composta por homens. Na minha turma tem mais 2 brasileiros além de  mim.

No início tive muito medo, pois você se sente deslocada, não sabe onde está se metendo e com quem está se metendo hehehehe. A minha primeira professora é uma senhora, ela deve ter uns 70 anos , e eu só entendia 80% do que ela falava porque ela tinha uma pronúncia muito difícil hahaha, fiquei doida, pensei: Meu Deus vou me lascar! Como eu vou fazer esse curso se não entendo o que essa veia fala? Jesusssss, pânico!!! Meus colegas todos falando francês como língua materna,  agora foi que deu meu paiiiii, Pânicoooooooo !!!! Acabou o primeiro dia de aula ... cabeça explodindo, coração acelerado, olhos esbugalhados, cabelos despenteados, parecia que estava saindo de uma guerra. Eduardo me perguntou como foi meu primeiro dia, eu quase mordi o braço dele de nervoso hahahahaah. Não pergunte nada homi de Deus, se não eu não respondo por mim.

Segundo dia já sem esperanças na minha vida ... Meu Deus o que vou fazer ? Não entendo o que essa veia fala, todo mundo na sala perguntando, comentando sobre o assunto que estava sendo dado e eu quase me enfiando debaixo da mesa para nínguém me mandar falar nada... socorrooooooo, quero minha mãe hhahahahahaah.

Terceiro dia, já indo com o coraçao na mão, angustiada, medo tomando conta de mim, de fracassar, de não conseguir, de dar alguma merda... Como vou falar com o paciente? Como vou entender o paciente? Como vou escrever no prontuárioooo?  Meu Deus, me ajudeeeee!!! Pausa pra oração né minha gente? Senhor meu pai me ajude, não estou conseguindo me controlar.... Choro na garganta... Sinto um puxão como se alguém me dissesse: Oniraci Marinho, vc é uma mulher ou um saco de batata?? Se controle mulher ! Está na hora de lutar, de vencer os medos, de enfrentar as coisas, ouxi, ficou maluca foi? Tome vergonha na sua cara e vá enfrentar tudo haahahahahah. Prontooooooo, eu disse: Medo seu miserávi, venha cá que vou lhe usar ahahahahah. Comecei a aceitar minhas limitações e os dias foram passando e fui me integrando, conhecendo meus colegas que são maravilhosos, principalmente os meus coleguinhas da África, super divertidos, perguntam o tempo todo, falam coisas muito interessantes, a aula é bem divertida com eles. Eles tem o maior cuidado comigo que ainda não falo muito bem o francês, me dizem: não se preocupe com o francês, não estamos aqui pra te avaliar, mas pra tentar te entender, fale que a gente vai te ajudando e te corrigindo. Ownnntiiii minha gente como não gostar e se sentir a vontade com meus coleguinhas?? Um??? São muito educados e simpáticos.

Digo a vcs que está sendo uma experiência maravilhosa, estou conhecendo muitas culturas diferentes, aprendendo a respeitar o limite de cada um, a conhecer o meu, vencendo meus medos, encarando tudo com muito bom humor, levando as dificuldades para o lado da aprendizagem. Cada dia é uma nova descoberta, um novo conceito que nasce em mim. Aprendi a me respeitar, a me conhecer, a buscar o meu melhor. Aprendendo sobre as dificuldades que existem pelo mundo e que vc não conhece, vendo que seu problema é tão pequeno em relação ao do seu colega do lado, e ver ele chegar todos os dias com um sorriso no rosto. Esse sim é o melhor aprendizado deste curso minha gente. Ainda vou aprender muito na área da enfermagem, mas o principal aprendizado é esse que estou tendo a cada dia com meus colegas. Agradeço a Deus por ter me colocado em uma sala com pessoas tão especiais, simples, mas extremamente especiais!

O início curso é muito cansativo, o dia todo dentro de uma sala de aula, onde vc aprende sobre história da enfermagem, do Québec, leis, códigos... muita informação e em outra língua... Você chega em casa podhi, phodi, mas não pode amolecer pq ainda tem casa pra cuidar, comida pra fazer pra levar no outro dia, pra vc, pros meninos e pro marido, ainda tem que estudar para as provas e fazer os trabalhos que valem nota e não esquecendo que vc tem que continuar estudando o francês. A impressão que eu tenho é que quanto mais eu estudo mais eu tenho certeza que não sei bulhufas haahahahah. Mas vamos lá, força na perucaaaaa, porque tudo vai valer a pena, na verdade já está valendo, uma experiência maravilhosa onde vc aprende que vc não era quem vc pensava... é muito mais!







PS: Me desculpem por não responder rapidamente as mensagens, mas não se preocupem que uma hora eu respondo! Prometo que vou fazer um vídeozinho mostrando o cégep e coloco aqui.

Beijinhus fufucussssss
Oniraci