Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

domingo, 28 de setembro de 2014

Meu Primeiro emprego como PAB ( Préposée aux Bénéficiaires ) em Ville de Québec


Eitaaaaaaa, esses dias foram de arrepiar os cabelossssss, descabelar a macaca minha genteeeee! Muitas novidades pra contar...

Um pouquinho mais do Cégep de Integração em Enfermagem

Fiz minha primeira apresentação lá no curso, no Cégep.... Minha genteeeee, pelamordedeussss, isso não se faz com as pessoas !! rsrsrsrs. Foi uma apresentação de um trabalho em grupo, foi eu, uma Quebecoise  e um Africano.... Todo mundo fala francês, só pra dar aquele nervoso gostoso né Deus??? eheheheh. Mas bem, fizemos nosso trabalho, minha equipe não quis fazer power point, foi tudo na cartolina!!! Minha gente, cartolina???? Nem lá em Salvador a gente usa mais cartolina pra fazer trabalho, acho que só no primário e olhe lá !! hahahaahah. Mas tudo bem, eu disse que podia fazer os slides e tal, mas.... foram 2 contra um, d'accord!!! Minha parte foi falar sobre as funções da enfermeira em saúde pública. Fiz minha cartolina com os tópicos né? Fazer o que? heheeheh E fui ensaiar o que ia falar, pq não podia dar muito vexame. Depois de ensaiar vi que a coisa tava preta mesmo, então eu escrevi algumas coisas em um papel e disse: se lascar todo mundo, vou ler algumas coisas nesta droga pq eu não vou conseguir me lembrar destas palavras todas em francês! hahaahah. Tudo pronto pra apresentação... Cartolina e papael (ahahah vixeeee). Chego cedinho pra arrumar minhas coisas na sala, a professora chega, faz o sorteio pra ver quem seria a primeira equipe a se paresentar... Adivinhem qual??? A minha, pra lascar mesmo ahahah. Vamos pra frente da sala e eu procuro logo meu papel lindo com minhas falas :O!! Onde está a miséra do papel meu povo??? Eu esquecii  o papelllll, Jesus me ajude, como é que a pessoa esquece a parte mais importante do seu trabaho??? Me lasquei, meodeoooosssss!!! Como vou falar?? Não lembro quase nadaaaaaaa!! Pânicoooooo!!! Então, surge uma luz na minha cabeça... hehehehe, tinha comprado um saco de chocolates pra dar ao pessoal no final de nossa apresentação por causa do HALLOWEEN. hehehehehe... olhe a bagaça...

Então, começa a apresentação... meus colegas francófonos estavam mais nervosos que eu, tremiam demais, e não conseguiam falar de nervoso... pronto.. a bagaceira tava armada, se eles estão assim falando francês, imagine eu... Meodeosssssss, socorroooooo!!! Chega minha vez, coração na boca, mais uma pausa pra a oração né meu povo? Pai, me ajuda mais uma vez, estou aqui quase fazendo nas calças ahahahahah. Eu começo minha apresentação dizendo: Meus Amigos, preciso da ajuda de vcs.. olha a bagaça haahahah, Todos nós ja estudamos sobre saúde pública, vcs já estudaram isso.. .Quando pensamos em saúde pública o que vem a cabeça??? O que uma enfermeira pode fazer??? Vamossss, Vcs sabem.... cri cri cri... Ai meto a mão na bolsa e pego o saco de chocolates... Tenho um pequeno presente pra quem me ajudar haahahahah. Pensemmmmm todo mundo levantando a mão, falando sobre as funçoes da enfermeira.... Entro na parte de prevençao da saúde... Vamos lá amigos, o que nós podemos fazer na prevenção??? Vacina?? Issso ... o Que mais?? ahaahahah minha genteeeeeee, pense numa apresentação boaaaaa??? Até pra professora eu joguei pergunta, Vamos lá professora a senhora sabe a resposta, se vc acertar vai ganhar 4 chocolates ahahahahah, e a pró respondeu e eu gritei aeeeeeee a professora ganhou 4 chocolates muito bem!!! hahaahahahah. Foi bom demaisssss, a sala participou, demos risada, eu me acalmei e terminou que não precisei falar muita coisa do papel, pq quando não lembrava jogava pra meus colegas e eles respondiam tudo certinhooooo.... hahahaahah. Mais uma experiência boa pro meu caderninho da vida.

Emprego de PAB (Préposée aux bénéficiaires)

E nesse nervoso e confusão de apresentação surge no meio uma entrevista de emprego :O!!! Mandei meu currículo pra ser PAB (Préposée aux Bénéficiaires) pra cuidar de veinhos fofinhos em residências próprias para idosos... Minha genteeee, nem conto mais essa bagaça... ensaio em casa algumas falas certas... quanto tempo de trabalho, onde vc trabalhou, alguns nomes dificéis bla, bla, bla... Saio do Cégep às 15:00 pra chegar lá as 16:00, chego 20 minutos adiantada e fico esperando na recepção do prédio... ãs 16 em ponto me chamam... Lá vai eu e Deus rrssrsr. Chego la tem só a moça do RH, muito simpática por sinal... A gente começa a conversar, ela pergunta de onde eu vim, se vim sozinha,  coisa pouca, ai tô crente e abafando que que é só com ela a entrevista... Ouxiiiii ela olha pra mim e diz, estou esperenando o diretor chegar, pois é ele quem vai fazer a entrevista... Ahhh miseravi, se soubesse não gastava meu francês ensaiado com vc haahahahha... Nervoso né?? O diretor?? Vixeee, Deus me colocando em esparro de novo , ta bom Deusss, ta certo... rsrsrs. Ai depois de uns 15 minuos chega o diretor, um senhor de uns 60 anos tbm muito simpático, começa a me fazer aquelas perguntas de praxe, quantos anos vc tem, experiência, o que vc fazia, é casada? tem filhos... blá blá blá, levou uns 5 minutos nesta pergunta... Ai ele diz, agora vou te fazer algumas perguntas pra saber qual seria a sua reação.. Eu disse, ok! Um ok forte, vibrante ahahahah ... sem saber ele que eu estava quase tendo uma parada cardíaca... 

Vc está passando pelo quarto de uma paciente e percebe que ela está caída no chão, o que vc faz?? Genteeee , nessa hora tenho certeza que  aguém tomou meu corpo hahahaah, eu levando da cadeira e começo a encenar.. ele devia estar pensando... o que essa maluca vai fazer?? hahaha ... Eu comecei a falar: Senhora, senhora, está tudo bem??? ( lembrem que eu estava fazendo a cena) Olho se ela respira, ela está respirando tudo bem, chamo por ajuda.. Ele olha pra mim e diz: ela não está respirando o que vc faz? Eu digo a ele, olhe... (la vem a conversa fiada) ... Eu sou enfermeira em meu país, penso como enfermeira ... mas sei que aqui o PAB não pode mexer no paciente sem que antes a enfermeira venha ver .... mas se o paciente não estiver respirando, vc me desculpe, mas eu começo a massagem e começo a gritarr socorro !! Alguém me ajude !!! haahahahah,  ele começa a rir e disse, mas é isso mesmo que eu quero que vc faça ... então ele e a moça do RH riram muito junto comigo da cena que eu estava fazendo... Ai ele disse ... ok, agora vc esta andando pelo corredor e ouve o que sua colega grita e fala palavras desagradáveis pra uma paciente o que vc faz ?? Lá vem a conversa fiada de novo... Olhe, eu vou chegar perto de minha colega e dizer, que não é assim que fala com a senhora e que se isso se repetir eu vou falar com a enfermeira.. Ai viro pra ele e digo.... Mas eu vou acalmar a senhorinha, a bichinha deve estar nervosa com essa situação, dizer a ela que está tudo bem, me desculpar por minha colega e dizer que eu vou me ocupar dela dali por diante.... O homem só faltou me abraçar !! ahahahah. Super satisfeito, ele vira na mesma hora pra menina do RH e diz, pra mim já chega, pode pegar o papel pra ela assinar !! Olha pra mim e diz, (nesse hora ele já estava me chamando de Oni)  Ficarei muito feliz em trabalhar com vc. Minha gente quase beijo o véio hahahaha.. Depois foi uma conversa boa, batemos altos papos, ele perguntando pq escolhi o Canadá, como eu me sentia aqui, como foi o inverno pra mim, como meus filhos estavam... foram uns 30 minutos só de conversa... Descobri que sabia falar coisa que nem sabia que sabia ahahahahah... 


Trabalho apenas aos finais de semana, porque durante a semana estou no curso. Está sendo uma experiência incrível pra mim, cuidar das pessoas que é o que eu sei fazer, é o que me deixa feliz, e os veinhos com quem trabalho são uns amores.... As coisas mais fofas do mundo. No meu primeiro dia fiquei em uma ala de pacientes com Alzheimer, 13 pacientes ao todo, Dei comida, dei banho, ajudei a levantar, lavei roupa, troquei fralda... Neste dia nunca limpei tanto bumbum na minha vida num dia só de trabalho haahahha ... aquelas bundinhas fofinhas que não tem gordura, só pele... zezuisss ... Passei talco, creme, fiz massagem, maquiei algumas senhorinhas, cantei com elas... Genteee, estou muito feliz com essa experiência de verdade... É maravilhoso vc saber que pode ser útil e melhor ainda é saber que vc ainda é paga pra isso... Estou aprendendo muito lá, e estou amando cada minuto...


Prometo que farei um post contando um pouco mais da minha rotina de PAB nessa residência... tenho muitassssss histórias pra contar já heeheheheh.


Beijos fufucus, 
Oniraci :)

16 comentários:

la vie est belle dans la belle province disse...

parabéns por conseguir levar os 2, curso e trabalho! **na minha época** nao dava, nao rsrsrsrsrs (mas fiz no CVM' outro esquema!)

Eduardo e Oniraci disse...

Gabi, obrigada! Vc sabe que vc está presente eu acho que em quase todas as minhas decisões aqui no Québec. Suas experiencias e seus conselhos me ajudam demais!!! O cansaço é grande, as vezes o cerebro nao funciona, mas estou amando tudo...

Fabiana Grande disse...

Parabéns!!!!!!!!!! Que maravilha! Deve estar sendo mto incrível! Suas experiências estão sendo uma lição pra mim! Guerreira arretada que vc é! Obrigada mais uma vez por compartilhar suas histórias! Bjinhos!

Aline Leone disse...

Deus está preparando todos os dias MARAVILHAS na sua vida.
Estarei aqui nesse calor da Bahia delicioso (rs) Vibrando por cada conquista de vocês!
Fico tão feliz acompanhando tudo que me sinto em uma novela esperando o próximo capitulo.
Quanto aos velhinhos amiga... APRENDIZADO... Vida ensina a vida!

Raquel Frazao disse...

Oi Oniraci, fico tão feliz com cada etapa da sua vida aí. Sou enfermeira e aguardando esse processo demorado. Mas sinto sua emoção cada vez que vc escreve. Parabéns!! um abraço.

Raquel Frazao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julie e Terry disse...

Parabéns!!! Temos acompanhado sei blog e vibrando a cada conquista! Morri de rir na parte da encenação..rsrs.. Abs

Jani Silva disse...

Como amuh qdo vc posta suas historias no blog, dou mta risada, parabéns pelas conquistas ..estou na torcida..bjo

Anônimo disse...

Oniraci, vc e um ser humano maravilhoso e muito guerreira!!!Obrigada por compartilhar conosco toda essa experiência estamos torcendo muito por vc e sua família!!Vc tb nos fortalece e nos da coragem em seguir em frente. Muito obrigada e parabéns!!!

Anônimo disse...

Oniraci, vc e um ser humano maravilhoso e muito guerreira!!!Obrigada por compartilhar conosco toda essa experiência estamos torcendo muito por vc e sua família!!Vc tb nos fortalece e nos da coragem em seguir em frente. Muito obrigada e parabéns!!!

Eduardo e Oniraci disse...

Obrigada Fabi!!!, vc sempre por aqui deixando seu carinho:)

Eduardo e Oniraci disse...

Amiga Aline, obrigada por estar sempre presente e torcendo pela gente!! Saudades!!!:)

Eduardo e Oniraci disse...

Raquel mulher, força rsrsrsr esse processo deixa a gente maluca!!! Boa sorte no processo !! Obrigada pelo carinho e pela torcida!!! Logo ,logo será a sua vez!!! Tudo dará certo!! beijao:)

Eduardo e Oniraci disse...

Obrigada pela visita e pelo carinho Julie!! :)

Eduardo e Oniraci disse...

Obrigada Anonimo pelo carinho e torcida, isso fortalece a gente!!:)

Crisbetoscjadeck Schadeck disse...

PARABÉNS ONIRACI, GOSTEI MUITO DA MANEIRA EXTROVERTIDA E DIVERTIDA QUE VOCÊ ABORDA ASSUNTOS TÃO SÉRIO.

EU E MINHA ESPOSA ESTAMOS AGUARDANDO O PEDIDO DE EXAME MÉDICO DA ETAPA FEDERAL E TAMBÉM A CONCLUSÃO DA EQUIVALÊNCIA DO DIPLOMA, UMA FASE BASTANTE TENSA EM QUE MAIS DO QUE NUNCA BUSCAMOS INFORMAÇÕES EXPERIENCIAS.

SUCESSO E UM GRANDE ABRAÇO