Pesquise sobre Imigração Canadá

Pesquisa personalizada

École de français québécois

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Impressões da Palestra de Imigração em Salvador - Bahia

É isso aí pessoal...

Rolou a Palestra de Soraia Tandell em Salvador, no Teatro Jorge Amado na Pituba... Eu, minha esposa, mais quatro amigos e uma amiga que conhecemos pela internet no Grupo Yahoo Canadá Immigration. A expectativa era tanta que quando abriu o teatro eu fui o primeiro a colocar o pé dentro.

Muita coisa que foi dita nós já sabíamos, devido a nossas pesquisas incansáveis, dia-a-dia, toda hora, cartuchos e cartuchos de impressora e os zói ardendo de ler coisas na tela do Note...

Depois de toda propaganda bem positiva que a Soraia faz, vídeos e estatísticas positivas ela passou para a segunda etapa onde falou sobre o processo e seus requsitos.

Algumas informações interessantes :

- Atendimento médico hospitalar gratuito. (Somente após 90 dias em Québec o Residente Permanente tem direito a utilizar o sistema de saúde público. Por isso é importante sair do Brasil com um seguro saúde de pelo menos 90 dias).
-Educação moderna e acessível a todos, sem descriminação.
- Da pré-escola até o nível médio gratuito.
- Preço do curso universitário para Canadenses e Residentes Permanentes = CAN$3.000 / ano.
- A economia do país não sofre com variações imprevistas e planos econômicos, permitindo que se consiga manter seu planejamento financeiro.
- O valor do salário mínimo é de CAN$ 7,60 / hora.
- Jornada de trabalho de no máximo 40 horas semanais.
- Licença maternidade: 1 ano e Licença Paternidade: 6 semanas.

EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMAS

Com relação a equivalência de diplomas e autorização para trabalhar foi dito que, com relação a Bacharéis em Direito podem atuar sem assinar, enquanto não fazem parte da Ordem , com relação às profissões na área de saúde e biológicas, são altamente regulamentadas e o profissional não pode trabalhar e nem fazer nada em sua área enquanto não faz parte da Ordem correspondente. Soraia Tandell ainda deixou muito claro que Dentista estrangeiro no Canadá é praticamente impossível conseguir a equivalência, pois é muito caro e o conselho de dentistas é muito fechado e burocrático.

A previsão do salário de profissionais na área de saúde e biológicas é de CAN$ 50.000,00 anuais. Porém sem abater o imposto exigido. O imposto no Québec é escalonado e pode variar de 0% a 50%, dependendo de quanto ganha e do que pode ser deduzido.

APOIO GOVERNAMENTAL AO IMIGRANTE
1. São oferecidas aulas de francês gratuítas. Cada adulto tem direito a um total de 1.000 horas. (Tem um porém minha gente.... se você fizer um nivelamento e confirmar que você já possui por exemplo um nível de 200 hrs, você terá direito somente a mais 800 horas.
2. Apoio na busca de vagas no mercado de trabalho através da C.L.D. (uma ONG, Centro Local de Emprego). Apesar de estar no campo de apoio governamental, trata-se de um orgão independente. Feiras de empregos e agências particulares.

REQUSITOS PARA O PROCESSO:
Apesar da gente estar careca de saber os requisitos, vou repetir e fazer algumas obs.
1. Nivel de escolaridade mínima de técnico. (Se o aplicante principal entrar com o pedido sendo técnico, seu conjuge ou companheiro deve ter no mínimo nível de técnico também. Se tiver nível superior seu acompanhante pode ter apenas nível médio.)
2. Apresentar experiências profissionais dos últimos 5 anos
3. Idade: Idealmente até 35 anos. (Quando a idade ultrapassar 35 anos não é impossível, porém como o processo é baseado em pontos, o aplicante terá que pontuar muito mais em outro requisitos como idioma, qualificações e experiências profissionais.)
4. Conhecimento no idioma Francês. Exigência mínima, no momento de envio da papelada para Buenos Aires, de 150 horas de francês. Ela deixou claro para evitarem burlar o processo, pois será pior para os brasileiros e vai acabar obrigando ao consulado a ser mais exigente e chatos devido aos nossos costumes de jeitinhos brasileiros em tudo.
5. Autonomia Financeira. (Apenas será exigido que você assine um documento garantindo que terá determinado valor exigido por eles no momento da viagem. Trata-se de um voto de confiança e extingue a exigência de apresentar os valores no momento da entrevista.)
6. Demonstrar adaptabilidade.

Eu gravei a palestra e fiz diversas perguntas a ela.... quem quiser perguntar alguma coisa é so postar aqui....
É isso ai pessoal.... depois coloco mais informações que obtive na Palestra e posto aqui....

Abraços

Dudu

terça-feira, 12 de junho de 2007

Agora sim!! Visões femininas!! :)

Oi gente,

Normalmente eu não escrevo aqui, quer dizer só escrevi uma vez, porque como eu já disse meu marido é muito mais organizado do que eu, graças a ele que sei bastante coisa de blogs, viagens,documentos..... tudo sobre nossa viagem, mas se tem uma coisa que eu adoro fazer é bisbilhotar os blogs, gente é muito bom, eu me sinto como se estivesse lá no Canadá, tem blogs bem simples, bem curtos, mas tem outros com muita informação interessante, afinal é por causa dos blogs que sabemos tantas coisas sobre o processo de imigração, bendito seja aquele que inventou o blog rsrsrs... Então, venho aqui hoje falar sobre um blog que andei lendo neste feriadão, o blog muito, mas muito interessante, nele a Dani e o Ale contam sobre o processo nos mínimos detalhes coisas que em muitos blogs nós não encontramos eles estão lá em Montreal a um mês, eles falam sobre como foi a viagem, o que viram de interessante, pontos positivos, negativos, até o que serviram no avião eles falam, dizem sobre o apartamento onde ficaram em Montreal, sobre como fizeram a mudança pra Laval, gente é muito bom mesmo, aconselho a todos visitarem esse blog, e ainda eles contam tudo de uma forma bem divertida e com fotos minha gente!!! eu amei, descobri muita coisa que meu marido ainda não sabia hahahaha, por causa da Dani, obrigada Dani vc tornou minha pesquisa muito mais fácil e divertida rsrsrs. www.jarrivequebec.blogspot.com/.

Bem, agora vou falar um pouquinho das dificuldades que eu e meu marido estamos encontrando, como todos já sabem somos de Salvador, aqui não tem muitos encontros como vejo em alguns blogs que falam dos encontros dos futuros imigrantes, então temos poucas informações de pessoas aqui da terrinha, temos que enfiar mesmo a cara na internet. Sobre os cursos estamos em um dilema Inglês ou Francês? eita coisa dificil viu? Meu marido saiu do inglês porque não estava dando pra pagar o meu e o dele, pois estamos tentando gastar o menos possível para economizar para a viagem , mas mesmo assim não sobra nada no final das contas hehehe, eita vidinha mais ou menos...mas tudo bem vamos levando e confiando que vamos conseguir economizar mais, então, ele saiu do inglês e eu fiquei, como ele sabe muita coisa e entende bem inglês optamos por eu ficar e ele estudar em casa comigo.. E o Francês? ele procurou, procurou, pesquisou, ligou e pimba!!! encontrou aqui em Salvador uma professora que ensina em casa Francês e que o preço está beleza,e ainda encontrou uma professora que ensina o Francês de Quebec olha que delícia? hahahaha mas essa vai ficar um pouco mais pro final, perto de viajar pq ela é mais cara!!!

Outra dificuldade é a Família, queriamos muito o apoio deles mas tá difícil, já conversamos com alguns parentes e principalmente com minha mãe que é a que não apoia de forma alguma esta viagem, ela diz que é loucura, que não vai dar certo, que não entende porque queremos sair do nosso País, e que não vamos conseguir, de primeira isso veio muito doloroso,pois pelo menos dela "eu" precisava desse apoio, mais depois eu e meu marido percebemos que isso seria uma força a mais para mostrarmos que somos capazes e vamos mostrar que vai dar certo e que vamos conseguir, enfim até hj ela não toca no assunto, finge que não falamos nada e que nós não vamos, que é só conversa.... ah! se ela soubesse hihihihih .

Outra coisa que descobrimos também é que se você tiver um curso técnico e um diploma superior, você tem que utilizar apenas um dos dois para o processo, só vai valer um ,não pode usar os dois para contar como mais pontos, só se forem de áreas diferentes aí sim pode juntar os dois e contar, no meu caso por exemplo entrei no curso técnico de enfermagem e estou terminando a faculdade de enfermagem, no final terei, um certificado do curso técnico e um do nível superior, não poderei juntar os dois, terei que escolher entre o técnico e o diploma de enfermeira, aiaiai, é tanta coisa pra pensar pra decidir, mas se tivermos paciência tudo se resolve.....

Falando em Francês novamente meu maridinho fofinho descobriu um site o bicho pra aprender a língua, é muito legal mesmo www.languageguide.org/ e nele você aprende, Inglês, Espanhol, Italiano,árabe,Japonês... e por aí vai, tem audio,escrita e figuras, é muito legal mesmo, dá pra aprender do começo, recomendo a todos que como eu ainda não podem entrar na aula de Francês, pelo menos uma noção eu estou tendo da língua e já sei falar umas coisinhas mes amis hihihih,.

Meu marido vai me matar vai dizer, porque você escreveu tanto mulher!!! hahahah ah sim gente todos perguntam qual meu nome, porque só falam Tuco, Tuco, é uma longa história, mas resumindo meu nome é um pouco difícil de se entender e falar, é indígena, mas eu não sei porque bulhufas minha mãe resolveu colocar esse nome hehehehe, Meu nome é Oniraci, fica eu e meu marido tentando saber como será que os quebecois vão me chamar hhahaah ainda mais que serei enfermeira e tenho sempre que me apresentar pelo nome imagina??? como vão falar esse bendito nome?? hahhahah, devia ser Tuca neh? ,mas enfim vai entender esse povo.

Bem gente acho que já escrevi demais,hehehe e olhe que eu nem gosto muito de escrever , prefiro falar pq falando eu não tenho como errar a palavra e escrevendo aiaiaia . Como estou de férias estarei mais vezes escrevendo muitooooo pra vcs!!! qualquer novidade eu volto a escrever. bisus mes amis!!! au revoir!! à toute à l'heure!!!! :)

terça-feira, 5 de junho de 2007

Mapas e Guias de Montreal

Olá pessoal....

Um pouco sem tempo de postar aqui para vocês, mas arranjei hoje aqui no trabalho alguns minutos. Hoje chegaram os mapas e guias turísticos de Québec que pedimos pelo correio. www.bonjourquebec.ca . Ainda veio um mapa de Montreal e um guia de eventos que vão ocorrer em 2008. Muito interessante e consegui essa informação pelo grupo de discussões de imigração para o Canadá do Yahoo. A inscrição nesse grupo é uma das etapas mais importantes para iniciar esse processo, porque são mais de 4500 pessoas trocando e-mails sobre o assunto. Ainda estamos aguardando chegar os guias da cidade de Laval e Sherbrook.
Para entrar no grupo só precisa se cadastrar nesse link abaixo, colocando um e-mail do Yahoo que você possua. Lembrando que você vai precisar de muito espaço de armazenamento pois são enviadas mais de 50 mensagens por dia.
É isso ai pessoal... temos que ler muito e pesquisar mais ainda...
Dudu e Tuco